20/08/2010 19h10 - Atualizado em 22/01/2019 14h24

Mapa do Crime é apresentado para profissionais da segurança durante evento no Rio de Janeiro

O diretor do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190), major Nylton Rodrigues, ministrará uma palestra sobre a Gestão Integrada na Segurança Pública, durante o XX Congresso Nacional das Guardas Municipais, que está sendo realizado, nesta sexta-feira (20), no Rio Centro, no Rio de Janeiro. O foco da palestra é a ferramenta Mapa do Crime, utilizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do ES (Sesp) e considerada referência para as polícias do Brasil.

“O convite para participarmos desse evento é o reconhecimento do nosso trabalho. A palestra é fundamental para que as polícias de outros estados conheçam as tecnologias utilizadas no Espírito Santo e as transfiram para suas unidades militares”, afirmou o diretor do Ciodes-190. O evento é destinado aos prefeitos, secretários de Segurança e Defesa Social, comandantes gerais, guardas municipais, policiais e outros profissionais.

O Ciodes-190 rompeu as fronteiras estaduais durante os cinco anos de funcionamento, despertando o interesse de outros estados brasileiros que buscam no Espírito Santo um exemplo de estrutura e metodologias de trabalho a serem seguidas. Desde que surgiu, o Centro Integrado já recebeu a visita de autoridades de todo o Brasil, como de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso, Distrito Federal, dentre outros.

Mapa do Crime

Implantado no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190) em janeiro de 2006, o Mapa do Crime é uma importante ferramenta que auxilia no combate a criminalidade. O sistema é capaz de mapear locais, dias e horários em que há maior incidência de crimes. Tudo processado com alta tecnologia.

Desde junho deste ano, o Mapa do Crime passou a ser alimentado em tempo real pelo Ciodes-190. Com esta medida, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp) passa a ter maior agilidade para distribuição e aplicação dos recursos policiais, pois garante o controle espacial do crime na hora que ele acontece e, consequentemente, torna a ação da polícia mais eficiente.

O Mapa do Crime começou a ser desenvolvido após a implantação do Ciodes, em 17 de setembro de 2004 para garantir o geoprocessamento de estatísticas geradas pela Gerência de Estatística e Análise Criminal (Geac), ligada à Sesp. Antes, o setor era o responsável por atualizar as informações no mapa.

O projeto também ganhou destaque no 1º Congresso de Gestão Pública, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), fazendo parte do painel "Inovações na Gestão da Segurança Pública". O encontro foi realizado em Brasília, em junho de 2008.

Assessoria de Comunicação Sesp
Gustavo Tenório/ Mirela Marcarini/ Kárita Iana