24/09/2010 23h00 - Atualizado em 21/01/2019 16h07

Marechal Floriano e Ibiraçu recebem Arquivo Itinerante neste fim de semana

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), estará presente em dois municípios neste fim de semana, para prestar atendimento aos interessados em obter dados históricos sobre a entrada de milhares de imigrantes no Espírito Santo, dentre outras informações sobre a colonização estrangeira no Estado.

Um grupo de servidores da instituição estará atendendo ao público que estará prestigiando a IV Festa Italiana de Pendanga, em Ibiraçu, que recebe o projeto Imigrantes pela segunda vez, neste sábado (25) e domingo (26). A outra equipe vai atender aos moradores da região do distrito de Araguaia, em Marechal Floriano, pela primeira vez, durante a festa em homenagem a São Miguel Arcanjo. Os convites para o atendimento partiram das coordenações das duas comunidades.

Ambas foram colonizadas por imigrantes italianos a partir das últimas décadas do século XIX. Araguaia era uma das seções da então Colônia Castello, enquanto a comunidade de Pendanga estava compreendida no antigo Núcleo Colonial de Santa Cruz.

Além de obter o Registro de Entrada de Imigrante com informações sobre seus antepassados, a população das duas cidades também poderão fornecer cópias de documentos e fotografias dos imigrantes que serão inseridos na base de dados do projeto. Uma parceria com os descendentes que também ajudam no resgate da história dos seus antepassados imigrantes.

A base de dados do projeto já conta com mais de 50 mil indivíduos, de diversas nacionalidades, que são inseridos no projeto de acordo com a localização de novas fontes documentais. A maior parte das informações já pode ser acessada na internet no seguinte endereço: www.imigrantes.es.gov.br.



Informações adicionais
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - APEES
Cilmar Franceschetto
9941-5953
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard