01/12/2010 00h08 - Atualizado em 16/01/2019 12h47

Médicos Veterinários participam de Curso de Emergência Avícola

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está promovendo uma capacitação em emergência sanitária avícola para 38 médicos veterinários, na qual serão simuladas situações de crise envolvendo enfermidades como a laringotraqueite, a doença de NewCastle e a influenza aviária. O curso começou na última segunda-feira (29) e segue até esta quarta-feira (01), na pousada Eco da Floresta, em Domingos Martins.

Os participantes são profissionais do Idaf, do Mapa, da Secretaria de Estado da Saúde e também autônomos. O objetivo é prepará-los para atuarem em uma situação de risco provocada pela entrada de alguma enfermidade avícola no Espírito Santo. Estão previstas aulas teóricas e práticas, com simulações de ações internas e de campo necessárias em caso de possíveis doenças que venham a atingir os estabelecimentos. Para as atividades, foram escolhidas granjas nos municípios de Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante.

De acordo com o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiúza Rangel, com a realização do treinamento, o Estado estará alinhado com as exigências do Mapa e terá seu corpo técnico preparado para atuar frente a problemas de ordem sanitária. “Se houver a ocorrência de alguma dessas doenças em nossas aves, será importantíssimo que estejamos aptos a agirmos de forma rápida e ordenada, para reduzir ao máximo os prejuízos causados, e manter o Espírito Santo como um importante polo avícola no cenário nacional” disse.

O Superintendente Federal da Agricultura no Espírito Santo, José Arnaldo de Alencar, destaca que este se trata de um momento fundamental para o crescimento da defesa agropecuária no Espírito Santo, pois, só com a capacitação adequada dos profissionais, será possível atingir as metas de sanidade exigidas pelo Ministério e, com isso, fortalecer a avicultura capixaba. “Trata-se de uma importante medida de prevenção, por meio da qual nos preparamos para eliminar problemas com eficiência, caso algum dia isso venha a ocorrer” afirma.

O diretor-presidente do Idaf, Aladim Fernando Cerqueira, explica que o curso está inserido em uma série de ações que visam o aprimoramento da avicultura, como o trabalho junto aos produtores para a regularização ambiental dos empreendimentos e a assinatura da Portaria com os procedimentos para o registro das granjas. “Estamos atuando dentro de um contexto de estratégias para proporcionarmos melhorias. E isto está sendo possível, por meio da parceria com o Mapa, com a Associação de Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e também com os próprios produtores. Vivemos um importante momento de integração em prol do crescimento do setor” disse ele.

A capacitação está sendo ministrada pela médica veterinária da Universidade de São Paulo (USP), Masaio Mizuno Ishizuka. Na mesma serão abordados temas como os conceitos e aplicação em emergência sanitária, as formas de doenças em populações, o conceito de biosegurança: higiene pessoal e operacional e a delimitação das zonas de proteção e vigilância. O curso está sendo em regime de tempo integral, por 12 dias corridos e carga horária média de quatorze horas diárias.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Jória Motta Scolforo
Tels: (27) 3636-3651 / 9946-7504

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard