16/06/2023 09h40

Melhorias no Data Center do Estado estão sendo promovidas pelo Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) está fazendo diversas ações para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Data Center do Estado aos órgãos estaduais.

Uma delas é a atualização e a reestruturação no ambiente de virtualização com a chegada de equipamentos e a aquisição de licenças de software para uma melhor performance dos servidores virtuais. Essa atividade tem como benefícios o aprimoramento na segurança operacional do Data Center, o aumento do poder computacional (capacidade de processamento de dados) e a melhoria da eficiência energética.

Outra iniciativa é a substituição do roteador Core da rede de fibra óptica do Governo do Estado na Grande Vitória, o que vai ajudar a aumentar a velocidade de conexão de 1Gbps para 10Gbps, além de expandir a redundância no acesso à rede corporativa.

Também estão sendo implantados 25 roteadores de distribuição e 50 roteadores de acesso para atender aos órgãos estaduais, localizados em Aracruz, Anchieta, João Neiva, Ibiraçu, Fundão, Linhares, Piúma e São Mateus, permitindo que tenham acesso aos recursos hospedados no Data Center do Estado com alta velocidade. Essa ação faz parte do Projeto ES Digital, que contemplará repartições estaduais com rede de fibra óptica, em todos os 78 municípios capixabas. 

Investimento 

O Prodest está ampliando a capacidade de refrigeração do Data Center com a aquisição de novos climatizadores de precisão que vão contemplar a sala-cofre e a sala colocation. Com essa ação, o ambiente terá mais condições de absorver novos projetos e de suprir a demanda dos órgãos estaduais, mantendo o alto nível de disponibilidade dos serviços.

Todas as melhorias envolvem um investimento de R$ 29,7 milhões. “São ações muito importantes e que ajudarão o Data Center do Estado a contribuir para os órgãos estaduais utilizarem os recursos de TI de maneira eficiente e estratégica. Em tempos de transformação digital, precisamos investir em alternativas para melhorar continuamente a nossa capacidade de atendimento”, enfatizou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

 

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