25/10/2010 23h00 - Atualizado em 21/01/2019 11h43

Militares participam de aula inaugural do Curso de Controle de Distúrbios Civis

Uma aula inaugural marcou a abertura do Curso de Controle de Distúrbios Civis, do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Policia Militar do Espírito Santo (PMES) na manhã desta segunda-feira (25), no Quartel do Comando Geral, em Maruípe. Até o próximo dia 26 de novembro, 40 militares da Unidade Especializada participam de atividades teóricas e práticas para aperfeiçoar técnicas em operações de choque.

Participaram do evento, os secretários de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) André de Albuquerque Garcia; da Justiça (Sejus), Ângelo Roncalli de Ramos Barros; o comandante geral da PMES, coronel Oberacy Emmerich Júnior, o comandante do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), coronel Renato de Oliveira e o comandante do BME, tenente coronel Glauco Carminat Rodrigues.

O coronel Emmerich destacou o compromisso da PMES em qualificar os profissionais que atuam na Instituição. “Mais uma vez estamos abrindo um curso que visa a aprimorar técnicas e conhecimentos para os militares. Além de ser um compromisso com os policiais da PMES, é um compromisso com o cidadão capixaba em sempre qualificar a tropa para exercer ações de segurança com qualidade”.

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli foi o palestrante da aula inaugural, cujo tema foi o Sistema Prisional no Espírito Santo. Ele destacou que o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na área prisional supera a construção de novas unidades. “Os projetos que estão sendo executados visam a erradicar os problemas de superlotação nas unidades prisionais do Estado, remover todos os presos das delegacias, substituir os policiais militares que trabalham nas unidades por agentes penitenciários, expandir os programas de atendimento de saúde, educação e trabalho, enfim, proporcionar dignidade à pessoa presa”, disse.

Ele disse ainda que “em 2003, início da atual gestão, o Estado contava com 13 unidades prisionais e todas elas apresentavam graves problemas, tais como superlotação, instalações físicas depredadas pelos presos, modelo arquitetônico inadequado, presos de regimes diferentes abrigados no mesmo espaço, entre outros. Somente nos últimos sete anos foram inauguradas 19 novas unidades prisionais e outras sete estão sendo construídas neste momento”, pontuou o secretário.

Investimentos

A atual administração estadual já criou 6.364 novas vagas no sistema penitenciário capixaba e mais de 3.620 vagas serão geradas até março de 2011. Com investimentos que superam os R$ 400 milhões, de recursos próprios, o Espírito Santo se firma como o Estado brasileiro que mais investe na estruturação do seu sistema prisional, proporcionalmente à sua população.

Estão em andamento as seguintes obras: Penitenciária Regional de São Mateus (534 vagas), Centro Prisional Feminino de Colatina (318 vagas), Penitenciária Regional de Vila Velha I (576 vagas), Penitenciária Regional de Vila Velha II (576 vagas), Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (408 vagas), Penitenciária Semiaberta Masculino de Vila Velha I e II (1.208 vagas).

Curso

O Curso de Distúrbios Civis envolve 40 policiais militares, entre eles, cabos e soldados combatentes. Durante a capacitação, os militares terão disciplinas como legislação pertinente ao assunto, direitos humanos e uso programado da força, táticas e técnicas de controle, treinamento físico militar, noções de operações de choque com cães policiais, técnicas de mobilização e policiamento em eventos, além de aulas de tiro e socorro de urgência.

“O curso tem como objetivo capacitar o militar para atuar em operações de choque, como por exemplo, a conter rebeliões em presídios ou fazer policiamento em eventos. Durante as atividades, os policiais também terão  noções técnicas de uso de armamento não letal e haverá simulações para aproximá-los ao máximo da realidade. Tudo isso para que o militar sinta como é a rotina de um policial da tropa de choque”, disse o coordenador do curso tenente Pablo Angely Marques Coimbra, da Companhia de Polícia de Choque do BME.

Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton