23/11/2010 01h16 - Atualizado em 16/01/2019 13h26

Ministra vai oficializar gestão participativa em Unidades de Conservação Marinhas do litoral capixaba

Comunidades residentes de Aracruz, sociedade civil organizada, poder público e setores empresarial e pesqueiro vão contribuir para a gestão das duas primeiras Unidades de Conservação Marinhas criadas no litoral do Espírito Santo, a Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Santa Cruz e a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas, gerenciadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A solenidade de posse do grupo de 75 representantes acontece nesta terça-feira (23), no Clube Orla de Santa Cruz, em Aracruz, a partir das 14h30, e terá a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do governador do Estado, Paulo Hartung, da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, entre outras autoridades.

Na ocasião, o governador Paulo Hartung assinará também o decreto de criação do primeiro Mosaico capixaba, o Mosaico de Áreas Protegidas do Manguezal da Baía de Vitória, formado por um conjunto de Unidades de Conservação, próximas uma das outras, somando mais de 3,3 mil hectares de manguezal.  Um momento que será dedicado à ambientalista Elizete Sherring Siqueira, uma das principais idealizadoras e articuladoras do projeto.

As UCs Marinhas

Os decretos de criação da APA (114.931 hectares) e do Revis (17.741 hectares), assinados pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, foram publicados no Diário Oficial da União no dia 18 de junho.

Entre os objetivos do Refúgio estão à restauração e recuperação dos recursos biológicos para sustentabilidade das atividades pesqueiras e de pequena escala, praticadas nas comunidades costeiras do entorno da unidade, tendo a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas como zona de amortecimento.

Mosaico

Constituem o Mosaico, o Parque Natural Municipal do Itanguá e Reserva do Desenvolvimento Sustentável do Manguezal de Cariacica;  o Parque Natural Municipal da Manteigueira e Monumento Natural Morro do Penedo, no município de Vitória; e a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão e o Parque Natural Municipal Dom Luiz Gonzaga, no município de Vila Velha.

A proposta de criação do projeto foi elaborada pelo Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica (Ipema) e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Recursos Hídricos (Iema), e prefeituras.



Informações à imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3495/9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard