Mobilização para oferta de consultas e exames atende mais de 700 pessoas em Barra de São Francisco
Uma mobilização de consultas e exames atendeu mais de 700 pessoas no município de Barra de São Francisco, no noroeste do Espírito Santo, nessa quarta-feira (06). A ação foi realizada pela Unidade Cuidar, gerida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Norte (CIM Norte), cofinanciado pela Secretaria da Saúde (Sesa) e os municípios, Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF) e Secretaria Municipal de Saúde.
A ação teve início às 07h30 e foi finalizado às 18h30, com 783 pessoas atendidas, que estavam pré-agendadas conforme as filas municipal e estadual de regulação. Foram ofertadas consultas com cardiologista, endocrinologista, urologista, neurologista, ortopedista, angiologista e pneumologista, além da realização de exames de ecocardiograma transtorácica, ultrassonografia, endoscopia digestiva, eletroencefalograma, eletrocardiograma, mamografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, holter 24h, mapa 24h, testes rápidos para aferição de pressão e glicemia, e vacinação.
As consultas e exames foram realizados no Pavilhão Municipal, na Unidade de Saúde do Centro e na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Os exames de tomografia, ressonância magnética, mapa e holter foram realizados na unidade Cuidar de Nova Venécia.
Além de Barra de São Francisco, outras ações semelhantes já foram realizados nos municípios de Boa Esperança, Ponto Belo, Pinheiros e Montanha. De acordo com o presidente do CIM Norte, André Fagundes, o sexto evento acontecerá em Jaguaré, no dia 17 de dezembro.
O presidente do Consórcio salientou a importância dessas ações para levar saúde especializada aos pacientes e contribuir com a meta do Governo do Estado para zerar a fila de consultas e exames especializados, levando o atendimento para mais perto da população.
Solicitação das ações
Os 14 municípios consorciados que integram o Consórcio de Saúde Norte e a Superintendência Regional de Saúde Norte podem solicitar à Unidade Cuidar a realização da mobilização de consultas e exames.
Para atender à demanda, primeiro é feito um levantamento dos pacientes que estão na fila do Sistema Estadual de Regulação e as consultas e exames com mais solicitações no município.
Depois de identificada a necessidade dos pacientes, a Unidade Cuidar e a SRS fazem um levantamento de quais especialidades e exames poderão ser disponibilizados durante a ação. Com os procedimentos e consultas estabelecidas, o município faz o agendamento dos pacientes que já estavam na fila municipal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
luizamarcondes@saude.es.gov.br