22/09/2010 22h15 - Atualizado em 21/01/2019 16h14

Montanha e Mucurici recebem máquinas agrícolas nesta quarta-feira (22)

Na tarde desta quarta-feira (22) os municípios de Montanha e Mucurici, no norte no Estado, receberam equipamentos agrícolas. As máquinas foram cedidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). As entregas foram feitas pelo governador Paulo Hartung e pelo secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.

A solenidade aconteceu em frente à Prefeitura de Montanha e reuniu centenas de moradores, além de autoridades, lideranças regionais e representantes de associações de produtores. Foram entregues uma motoniveladora e um trator agrícola para o município e um trator para a Associação de Produtores Rurais de Leite de Itabaiana, município de Mucurici.


O secretário Enio Bergoli destacou a importância de Montanha para a agricultura capixaba, sobretudo na atividade de pecuária de leite. “Há cerca de 20 dias estivemos aqui para trazer outros investimentos em equipamentos agrícolas e hoje voltamos para complementar o trabalho, trazendo mais máquinas. Só este ano já entregamos oito resfriadores de leite para as comunidades de Montanha, para ajudar no aumento da renda dos agricultores e possibilitar o acesso à tecnologia na produção rural. Também treinamos dois operadores das máquinas que entregamos e vamos realizar outros treinamentos”, disse.

Os equipamentos vão reforçar a frota das Prefeituras para a realização dos trabalhos do Programa Estadual de Melhoria da Trafegabilidade e Adequação Ambiental das Estradas Rurais. O investimento total é de aproximadamente R$ 600 mil.
 
Ao todo estão sendo repassados mais de 120 equipamentos (retroescavadeiras, caminhões pipa, caminhões basculante, motoniveladoras, rolos compactadores e pás carregadeiras) a 70 municípios de todas as regiões capixabas. O Governo do Estado investiu mais de R$ 35 milhões para a aquisição dos equipamentos.

O governador Paulo Hartung afirmou que as máquinas são importantes para a manutenção das estradas rurais e para a preservação do meio ambiente. Hartung ressaltou que ao dotar os municípios com máquinas e equipamentos, o Governo do Estado também está oferecendo treinamento técnico para que os profissionais possam conciliar a manutenção das vias com a recuperação ambiental.

“Além da melhoria das condições das estradas vicinais e do auxílio aos produtores rurais, as máquinas e equipamentos têm um importante papel para a conservação dos recursos hídricos. As secretarias de Agricultura e Meio Ambiente trabalham juntas no desenvolvimento de uma política inovadora que tem o objetivo de melhorar a qualidade e quantidade de nossos mananciais hídricos”, afirmou.

Hartung enfatizou que a abertura e a conservação das estradas rurais precisam ser feitas com todo o cuidado ambiental. “Estamos estimulando a implantação de caixas secas ao longo de nossas vias, para receber a água das chuvas e os resíduos que normalmente iriam direto para os cursos d’água. Com isso, diminuímos a erosão de nossos rios e melhoramos a quantidade e a qualidade da água em nosso Estado”, pontuou.

Mais fotos do evento

 



Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
(27) 9941-3723

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard