22/03/2022 15h45

Monumentos Naturais O Frade e a Freira e Serra das Torres celebram Dia Mundial da Água

Os Monumentos Naturais O Frade e a Freira (Monaff) e Serra das Torres (Monast) estão realizando atividades com as comunidades escolares do entorno das Unidades de Conservação (UCs), para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22). As ações estão sendo desenvolvidas desde essa segunda-feira (21) e prosseguem até a próxima segunda-feira (28). O objetivo é sensibilizar as comunidades sobre a importância dos monumentos na proteção dos recursos naturais ali existentes.

Neste ano, as atividades fazem parte de um calendário de ações de Educação Ambiental das UCs com os municípios do entorno e têm um foco especial nas nascentes. Propriedades rurais das regiões estão sendo visitadas para que os alunos conheçam os serviços ambientais prestados, especialmente aqueles voltados à proteção das nascentes. Assim, as atividades integram os monumentos com instituições públicas, alunos e proprietários rurais.

“É fundamental informar aos participantes que tais unidades, além de tamanha exuberância ciência, prestam serviços ambientais imprescindíveis para as comunidades que os circundam. Conhecer tais serviços e sensibilizar os alunos quanto à importância da proteção dos recursos hídricos da região estimulam os participantes a adotarem posturas que visam à proteção dos recursos naturais da região”, explicou Janine Scandiani, servidora do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Cerca de 300 alunos serão contemplados na programação, que tem o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação dos municípios de Atílio Vivacqua, Muqui e Rio Novo do Sul.

Programação

A programação começou nessa segunda-feira (21), com a visita à propriedade do senhor Renato Bottero. “É um lugar exuberante, bem coladinho no Monast, onde o proprietário executa muitas práticas sustentáveis. Lá, visitamos uma nascente e foi possível sensibilizar os alunos sobre a necessidade de proteger não somente o Monast, mas também todo o entorno”, ressaltou Janine Scandiani. No local, Cristiano de Oliveira, técnico de Fiscalização e Desenvolvimento Agropecuário, deu uma aula sobre as nascentes.

Desta terça-feira (22) até sexta-feira (25), é a vez do município de Atílio Vivácqua colocar em ação o projeto municipal “Plantando Águas”, da Secretaria de Meio Ambiente do município, contemplando mais de 200 crianças. Os alunos participarão de um teatro e do plantio de mudas em propriedades no entorno do Monast.

Encerrando as comemorações, na próxima segunda-feira (28), os alunos da Escola Municipal de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, vão fazer uma visita numa propriedade próxima ao Monumento Natural o Frade e a Freira. Eles vão ao famoso “Bosque que fala”, do Sr. João Martins, onde vão passear na trilha, visitar a nascente e realizar o plantio de mudas.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni