18/12/2023 14h34 - Atualizado em 18/12/2023 14h36

Moradores de Itararé participam da Ação pela Cidadania realizada pelo Governo do Estado

Mais de três mil pessoas participaram da Ação Integrada pela Cidadania, do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O evento foi realizado no último sábado (16), pelo Governo do Estado, na Praça de Itararé, em Vitória. Durante a ação, servidores de vários setores do Governo prestaram atendimento à população.

Entre os serviços ofertados estiveram emissão de Carteira de Identidade, vacinação e serviços de estética. Os moradores também puderam tirar dúvidas e se inscrever em cursos, além de receber atendimento do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

Também puderam obter informações sobre formalização de negócios na unidade móvel da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), realizar o cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE) e saber mais sobre os programas Bolsa Atleta e Voe Atleta, o esporte escolar, comunitário e de iniciação – os Jogos Escolares, a Copa Sesport, Campeões de Futuro, Chamamento Público e a Lei de Incentivo ao Esporte, por meio daequipe da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância deste tipo de ação para a comunidade. “Nosso objetivo é dar a oportunidade de acesso a diferentes serviços disponibilizados pelos órgãos do Governo em um mesmo local e no final de semana, possibilitando um atendimento mais facilitado”, salientou.

Outro serviço que chamou atenção, principalmente das crianças, foi a Biblioteca Móvel e a Transitolândia, ação educativa realizada pelo Detran.

JuventudES

No evento, a população teve acesso a informações sobre o trabalho desenvolvido nos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs), em funcionamento em dez municípios capixabas, territórios que compõem o Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Os Centros são fruto de uma parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Os CRJs são ambientes abertos, coletivos e acolhedores, que recebem as juventudes em toda a sua diversidade, com atenção e cuidado. Os jovens são ouvidos em suas demandas, cabendo à equipe o esforço no sentido de encontrar caminhos e soluções para atendê-los.

A organização da Ação Integrada pela Cidadania é das secretarias de Direitos Humanos (SEDH), do Governo (SEG) e de Economia e Planejamento (SEP).

Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz