19/10/2010 20h40 - Atualizado em 21/01/2019 12h05

Mortalidade materno-infantil é tema de simpósio realizado pela Sesa em São Mateus nesta quarta (20)

Nesta quarta-feira (20), a Superintendência de São Mateus, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reúne gestores e profissionais de Saúde municipais, estudantes, conselhos e técnicos estaduais da área, além da sociedade civil para discutir sobre a mortalidade materno-infantil na Região Norte do Espírito Santo. O evento será realizado no auditório do Instituto Vale do Cricaré, das 08 às 17h30.

O objetivo do I Simpósio Regional de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança é ser um espaço para que São Mateus e municípios adjacentes apresentem estratégias utilizadas no combate à mortalidade materno-infantil. “Cada município vai explanar de acordo com sua realidade as ações implementadas no enfrentamento deste problema”, afirma uma das responsáveis pelo evento, Ana Franchiani Herzog.

Além disso, o Simpósio ainda terá um momento reservado à utilização do partograma, que é uma representação gráfica do acompanhamento da gestante e do bebê no trabalho de parto. Segundo Herzog, coordenadora do Comitê Regional de Mortalidade Materno-Infantil, a intenção é ampliar o uso desta ferramenta na Região. “A gente quer fomentar isso dentro dos hospitais que realizam serviços de parto”, explica.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila