06/03/2017 14h36

Mostra Ciclorama vai exibir filmes clássicos no Palácio da Cultura Sônia Cabral

Foto: Divulgação

“Cinema não é para entreter, é para fazer sonhar”, já diria o cineasta alemão Win Wenders, quando se referia ao mágico universo artístico de luzes, sons e imagens. Para os aficionados pela “sétima arte”, começa, na próxima quinta-feira (09), a mostra Ciclorama: Filme & Debates, evento que acontece durante o mês de março no espaço cultural Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, em Vitória. O encontro tem como intuito estimular o conhecimento de obras clássicas e atuais, e sua ligação com as produções audiovisuais contemporâneas locais, nacionais e internacionais.

 

Sempre no final da exibição haverá um debate com a presença de profissionais ligados ao universo do audiovisual, como pesquisadores, acadêmicos, realizadores, técnicos e produtores, que irá colocar na pauta de discussão diversos conteúdos que integram o conceito de cada filme. Será uma ótima oportunidade para que o público possa dialogar sobre as curiosidades e os meandros que envolvem as obras com grandes especialistas no Estado.

 

A programação já começa com um clássico do cinema trash norte-americano: A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968), do diretor George Romero. Logo após a exibição, segue o debate com o cineasta capixaba Rodrigo Aragão. Nascido em Guarapari, Aragão já dirigiu quatro longas-metragens: 'Mangue negro' (2008), 'A noite do chupa-cabras' (2011), 'Mar negro' (2013) e 'As fábulas negras' (2014), este último realizado em conjunto com os diretores consagrados do cinema de terror, como José Mojica Marins, o Zé do Caixão, Petter Baiestorf e Joel Caetano. À frente da Fábulas Negras Produções Artísticas, Rodrigo Aragão é referência em efeitos especiais  dentro e fora do país.

 

De acordo com um dos idealizadores do projeto e diretor do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), Renan Andrade, um dos ideais da mostra é explorar as potencialidades no campo audiovisual no Centro da cidade: o Palácio da Cultura Sônia Cabral. “Um importante enfoque da Mostra Ciclorama é oferecer para a diversidade de público que passa pelo Centro de Vitória, o acesso gratuito a exibição de clássicos do cinema e, em breve, da produção contemporânea capixaba. A intenção de ampliar o diálogo sobre o cinema, promovendo além das exibições, um debate entre o público e  especialistas da área”, destacou.

 

Programação- Ciclorama- Filmes & Debates

 

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral. Endereço: Praça João Clímaco, Cidade Alta , Vitória.

Entrada franca.

Os filmes são indicado para maiores de 14 anos.

 

Quarta-feira (09) - 18h30

Filme: A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead. 1968. EUA. Direção: George A. Romero. preto e branco, Duração: 96 minutos)

Convidado: Rodrigo Aragão - Cineasta, roteirista, maquiador e técnico de efeitos especiais.

 

Sinopse: A radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis, fazendo com que um grupo de pessoas refugiados em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência.

 

 

Quinta-feira (16) - 18h30

Filme: O Segredo da Porta Fechada (Secret Beyond the Door. 1948. EUA. Direção: Fritz Lang, preto e branco, Duração: 99 minutos)

Convidado: Erly Vieira Jr - cineasta, escritor, pesquisador na área audiovisual e professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes.

 

Sinopse: Após a morte do irmão, Celia, uma jovem e rica herdeira, viaja ao México, onde conhece um homem misterioso, com quem se casa dias depois do primeiro contato. Os dois vão morar juntos na mansão dele, onde  fatos estranhos começam a acontecer no local.

 

 

Sábado (25) – 14h

Filme: Ivã, O Terrível (Иван Грозный, Ivan Grozniy, 1944-1958. União Soviética. Direção: Sergei Eisenstein, preto e branco, Duração: 187 minutos)

Convidado: Alexandre Curtiss - Professor no Departamento de Comunicação Social UFES - curso Cinema e Audiovisual.

 

 

Sinopse: Século XVI. Ivan IV (1530-1584), arquiduque de Moscou, se auto-proclama o Czar de Rússia e se prepara para retomar territórios russos perdidos. Superando uma série de dificuldades e intrigas, Ivan consegue manipular as pessoas destramente e manipula todos ao seu redor.

 

 

Quinta-feira (30) - 18h30

Filme: A Regra do Jogo  (La Règle du Jeu, 1939, França,Direção: Jean Renoir, preto e branco, Duração: 106 minutos)

Convidado: Carlos Augusto de Oliveira - Diretor. Produtor e Roteirista.

 

Sinopse: Em uma casa no campo, a tradicional burguesia francesa da época (final da década de 30) passa um tempo com os empregados durante o verão. Em um baile de máscaras que tomou lugar dentro da propriedade, várias diversas tramas amorosas se desenrolam levando a um trágico final para que a ordem social corrupta se mantenha intacta.

 

 

 

 

 

Texto: Danilo Ferraz

 

atenciosamente.

Danilo Ferraz 

secultes.imprensa@gmail.com 

comunicacao.secult.es@gmail.com 

imprensa@secult.es.gov.br 

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627 

Facebook: secult.espiritosanto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard