19/11/2010 23h30 - Atualizado em 16/01/2019 12h45

Mostra sobre Einstein movimenta alunos do Colégio Estadual

Com muita criatividade e sintonia, os alunos do Colégio Estadual, em Vitória, apresentaram nesta quinta-feira (18) uma mostra sobre a vida de Einstein. O objetivo do projeto ‘Einstein’ foi estimular produções criativas dos alunos, trabalhar o conteúdo de forma interdisciplinar e despertar nos alunos o interesse pela Ciência. A mostra, que é aberta à comunidade, continua até às 18 horas desta sexta-feira (19).

Durante o evento, os alunos do 3º ano do Ensino Médio fizeram exposições de trabalhos e maquetes com o tema ‘Energia’. As maquetes reproduziam fontes de energia eólica, nuclear, biomassa, dentre outros. Em cada sala, os alunos do 3º ano realizavam explicações sobre seus trabalhos para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

“Todas as maquetes são feitas de materiais recicláveis, pois a preocupação com o meio ambiente é um ponto essencial dos trabalhos que visam às fontes de energia sustentáveis”, frisou a professora de Biologia Patrícia Maria Gagno Franco.

De acordo com a aluna do 3º ano Isabel Vieira, o projeto foi muito importante, pois, a partir das pesquisas e do desenvolvimento dos trabalhos, eles puderam colocar em prática o que aprenderam. “Aprendemos de uma forma mais descontraída e, ao mesmo tempo, com muita responsabilidade. Agora estamos mostrando o que realmente aprendemos”, afirmou Isabel.

O aluno Victor Scherrer, que desenvolveu uma maquete sobre energia solar, contou que o tema é muito importante, pois está em constante foco até como tema de vestibulares ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Precisamos conhecer bem esse assunto porque, além de ser tema de provas, essa questão faz parte do nosso futuro”, afirmou Victor.

Além da exposição foram realizadas apresentações musicais, vídeos e peças teatrais com a releitura da trajetória da vida de Albert Einstein, pelos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. “O projeto mostrou uma maneira criativa de trabalhar a Ciência e isso contribuiu para incentivar a responsabilidade e o trabalho em equipe dos alunos”, conta o diretor João Carlos da Conceição.

Einstein

Albert Einstein foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. Conhecido por desenvolver a Teoria da Relatividade, recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. Seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade. Cem físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.

Devido à formulação da Teoria da Relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular. Transformou-se um sinônimo de gênio. Foi, por exemplo, eleito pela revista Time como a “Pessoa do Século” e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

Exposição

A Exposição Internacional Einstein, que ficou em cartaz de 07 de julho a 07 de novembro, totalizando cinco meses, recebeu 89.156 visitantes, sendo que deste total, 66.776 foram estudantes e 22.380 pessoas do público em geral. Na mostra, o visitante conheceu de perto a trajetória do cientista e físico Albert Einstein, tendo acesso a seu boletim escolar, ao prêmio Nobel que ele ganhou e cartas que o cientista trocou com familiares, amigos e autoridades. Havia também um espaço especial sobre a visita de Einstein ao Brasil, em 1925.

Por conta do grande sucesso no Espírito Santo, a permanência da exposição que contou a vida e obra de um dos mais importantes cientistas do século XX, foi prorrogada. Inicialmente, a mostra estava prevista para terminar no dia 03 de outubro. Com a prorrogação, o Espírito Santo passou a ser o Estado em que a exposição ficou em cartaz por mais tempo, superando São Paulo e Rio de Janeiro. Em todo o mundo, a exposição já foi vista por mais de dois milhões de pessoas. A versão brasileira foi inaugurada em 2008.



Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tel.: 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707
Email: amneto@sedu.es.gov.br/ dtbolonha@sedu.es.gov.br/ mgsraibero@sedu.es.gov.br
Texto: Maria da Glória Sarmento Raibero

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard