13/08/2010 22h13 - Atualizado em 22/01/2019 14h38

‘Mostra Yah Escola’ é realizado na Escola Irmã Maria Horta

Muita música, pintura, desenho e grafite marcaram o início da Mostra Yah Escola, realizada nesta sexta-feira (13) na Escola Estadual Irmã Maria Horta, em Vitória. O evento contou com a participação de todos os alunos e também com a presença da subsecretária de Estado da Educação Adriana Sperandio e do subsecretário de Estado da Cultura, Erlon Paschoal.

Com o objetivo de conhecer os talentos que estão escondidos nas escolas, a Mostra Yah, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o programa Conexão e Juventude, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), tem a intenção de montar um “Núcleo Yah Escola” permanente para os alunos desenvolverem sua arte.

Mesmo no início do projeto, já é possível identificar alunos com talento. Esse é o caso do estudante do 1º ano Jorge Maicon Santos de Oliveira, 17, que trabalha com desenho. “O meu trabalho ficava guardado em casa, ninguém aqui da escola conhecia. É uma satisfação muito grande poder apresentá-lo”.

Jorge Maicon Santos de Oliveira.

A mostra foi uma primeira iniciativa para ser formado o núcleo dentro da escola, que vai ser dirigido pelos alunos. Depois do primeiro momento, os alunos vão precisar desenvolver um projeto e executá-lo até o mês de novembro, quando será realizada a grande Mostra Yah Escola. O objetivo é ver como o processo criativo pode contribuir para o aprendizado do jovem.

A diretora da escola, Ida Maria Gasperone Martins, está muito animada com o núcleo e com o que os alunos vão produzir. “Eu acho muito importante essa iniciativa. É uma forma de tornar a escola mais atrativa para o aluno, além de contribuir para a redução da evasão escolar. Às vezes temos talentos dentro da escola e isso nunca é descoberto. E acredito que esse projeto vai mudar a vida de pelo menos um deles”.

A arte do grafite também tem seguidores na escola.

A Mostra Yah também foi realizada na Escola Estadual Dom João Batista, na Serra. Até o momento, duas escolas da rede estadual estão participando, mas o objetivo é aumentar esse número para cinco, sendo duas escolas do interior do Estado.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / ltcardoso@sedu.es.gov.br
Texto: Lígia Tosta Cardoso
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard