Mulheres de Tucum participam de palestra sobre saúde bucal
Quarenta mulheres participantes do projeto “Maria Marias” assistiram a uma palestra sobre saúde bucal na Penitenciária Estadual Feminina (PEF), localizada em Tucum, no município de Cariacica. A apresentação, realizada nesta terça-feira (27), é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Durante a palestra, as internas aprenderam a escovar os dentes corretamente, ouviram sobre os malefícios causados pelo uso do cigarro e do álcool – dentre eles o câncer de boca – e aproveitaram para tirar dúvidas sobre o desenvolvimento dentário das crianças. A detenta Silvani Pereira da Silva, 33, já sabe onde aplicar o conhecimento adquirido.
“Tenho duas filhas pequenas e sempre me preocupei muito com a saúde delas. Faço questão que elas visitem o dentista pelo menos uma vez por ano. Quando sair daqui, vou ficar muito feliz em poder ajudá-las, ensinar coisas boas e utilizar tudo o que aprendi para o bem delas”, relatou emocionada.
A dentista Valeska Rodrigues Aquino, professora do Senac, enfatiza a importância do trabalho. “A odontologia atualmente trabalha mais com a prevenção. Nossa intenção é nortear os problemas existentes para que elas se identifiquem com um caso ou outro e possam mudar. Tudo isso, claro, utilizando uma linguagem simples, acessível a todas”, lembrou.
Ressocialização
Um bom sorriso, garante a supervisora pedagógica das unidades móveis do Senac, Maria Cristina Alves Pinheiro, pode ajudar as mulheres a conquistar espaço no mercado de trabalho. “Nosso foco é a ressocialização, sempre. Não é só porque está privado de liberdade que a mulher deve esquecer o contato com o mundo. Lá fora, uma boa saúde bucal pode ser fundamental”, pontua.
O projeto “Maria Marias”, criado pelo Ministério da Justiça por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e implementado no Espírito Santo em parceria com a Sejus, tem alcançado ótimos resultados na PEF, avalia a diretora da unidade, Renata Poton Vieira. “Sem oportunidade, essas mulheres sairiam daqui da mesma forma que entraram. Estamos dando para elas uma chance de tentar algo novo lá fora”, explica.
São parceiros do “Maria Marias” o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas empresas (Sebrae), que têm cedido instrutores que ministram cursos profissionalizantes dentro da Penitenciária Estadual Feminina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sejus
(27) 3636-5732
Rafael Porto
(27) 9955-5426
rafael.porto@sejus.es.gov.br
Rhuana Ribeiro Albuquerque
(27) 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br