08/12/2017 18h03

Municípios da Região Metropolitana visitam Rede Cuidar em Nova Venécia

Equipes das secretarias de saúde de Laranja da Terra, Santa Teresa e Santa Leopoldina visitaram, nesta sexta-feira (08), a Rede Cuidar que fica em Nova Venécia. Os três municípios, que aderiram à unidade da Rede Cuidar em Santa Teresa, na Região Metropolitana de Saúde, foram conhecer o modelo de atendimento que já está em funcionamento na Região Norte.

As equipes foram recebidas pela gerente da unidade, Gilmara Sossai, que mostrou todo o serviço. Ela apresentou o sistema operacional que dá suporte ao atendimento dos pacientes, explicou como funcionam as linhas de cuidado e como se dá a movimentação dos pacientes em cada linha de cuidado.

Gilmara também apresentou o aplicativo utilizado pelos funcionários da unidade para organizar e agilizar o atendimento. Pelo aplicativo, é possível ver onde o paciente está sendo atendido e qual é o próximo atendimento a ser realizado. Dessa forma, os funcionários conseguem dar as informações com precisão ao paciente.

Ao todo, oito municípios vão participar da Rede Cuidar localizada em Santa Teresa. São eles: Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã. Ontem, quinta-feira (07), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu com os prefeitos desses municípios na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Vitória, para discutir o modelo de gestão da unidade.

Oliveira destacou para os benefícios desse novo modelo de atendimento em saúde. “A Rede Cuidar é uma mudança total na qualidade do atendimento e de vida para a população. Podemos vivenciar essa melhoria na Região Norte. Basta ouvir os depoimentos dos usuários”, argumentou.

O prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, não tem dúvidas de que o serviço será bom para a população. “A Rede Cuidar vai beneficiar e facilitar o atendimento da população. Tudo vai ficar melhor com um atendimento mais próximo, sem precisar se deslocar para Vitória”, afirmou.

Ao todo, cinco unidades da Rede Cuidar serão abertas no Espírito Santo. A primeira a entrar em funcionamento foi a da Região Norte de Saúde, em Nova Venécia. Nesta semana, a Sesa iniciou o processo de planificação da atenção primária na Região Central e na Região Sul de Saúde, dando um passo importante para a abertura da Rede Cuidar em Linhares e em Guaçuí.

A planificação é um processo de planejamento que visa integrar a atenção primária à saúde e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar. Na Região Metropolitana, onde ficam duas das cinco unidades da Rede Cuidar (Domingos Martins e Santa Teresa), a planificação começou no dia 08 de novembro.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br