21/07/2017 14h51

Municípios do Sul vão unir esforços com o Governo para melhoria da aprendizagem dos estudantes

Estado e municípios estão somando esforços pela melhoria da qualidade da educação básica. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e os municípios de Vargem Alta, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul e Cachoeiro de Itapemirim realizaram, nessas quarta (19) e quinta-feira (20), solenidades de assinatura do termo de adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, esteve nos municípios para formalizar a parceria com as prefeituras.

"O Paes vem para inovar os aspectos de educação. Nós poderíamos assinar o termo em Vitória, mas a essência do Pacto parte de um movimento colaborativo, que todos podem contribuir para que haja melhoria no ensino e, por isso, nós estamos visitando cada município, para nos reunirmos e falar de educação. Nossos alunos têm cada vez mais a necessidade em adquirir conhecimento, mas não podemos deixar que eles façam isso de qualquer maneira. O Paes propõem fazer com que as equipes pedagógicas construam um melhor caminho para uma boa educação", ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

A primeira solenidade de assinatura foi em Vargem Alta, na manhã da quarta-feira (19). O encontro reuniu o prefeito do município, João Altoé, o vice-prefeito, Almiro Ofranti, o secretário municipal de Educação, Pedro Altoé, o deputado estadual Rodrigo Coelho, vereadores e comunidade local.

O prefeito João Altoé falou sobre sua satisfação em aderir ao pacto. "É muito bom quando nos reunimos para discutir políticas públicas, principalmente sobre educação de qualidade. A aprendizagem está melhorando e sabemos que o Paes vem com várias ações para fortalecer a educação. Estamos felizes com a parceria e de poder contar com a Sedu", explicou.

Em Jerônimo Monteiro, a assinatura foi à tarde e contou com a presença do prefeito do município, Sérgio Fonseca, e do o secretário municipal de educação, Vilmar Britto, que falaram sobre a importância de aderir ao Pacto.

"Nosso município está aderindo ao Pacto e estamos muito felizes com essa grande conquista. Nós, de Jerônimo Monteiro, acreditamos que os jovens são o futuro do nosso Estado e melhorar a educação é o primeiro passo para que eles se tornem bons cidadãos", ressaltou Sérgio Fonseca.

Nesta quinta (20), as solenidades de assinatura foram realizadas nos municípios de Mimoso do Sul e Cachoeiro de Itapemirim. O evento contou com a presença dos deputados estaduais Rodrigo Coelho e Luzia Toledo.

Segundo o prefeito de Mimoso do Sul, Ângelo Guarçoni Júnior, os moradores já podem comemorar. “Vamos consolidar o Pacto para promover uma educação de mais qualidade. Queremos suprir as necessidades que nossos alunos têm em aprender mais. É muito bom poder tornar isso possível”, afirmou.

“É com muita alegria que assino essa parceria tão importante para Cachoeiro de Itapemirim, pois nosso município pensa com muito carinho na educação pública. Quando ouvi a proposta, fiquei encantado com os benefícios. A nossa intenção é formar alunos que realmente aprendam matemática, escrita e leitura. Por isso, contamos com o apoio dos professores para que incorporem essa ideia”, disse o prefeito de Cachoeiro, Victor da silva Coelho.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

Com adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

O principal objetivo do Paes é a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

Visitas às escolas

Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, também visitou cinco escolas da rede estadual nos municípios de Vargem Alta, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul e Cachoeiro de Itapemirim e conversou com professores, diretores e estudantes. As unidades visitadas foram Presidente Luebke, Agostinho Agrizzi, Guilherme Malinezi, Jerônimo Monteiro e Antônio Acha.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone / Emanoele Rocha