16/01/2018 17h26 - Atualizado em 16/01/2018 17h28

Municípios e Estado debatem ações para promover a melhoria da aprendizagem dos estudantes

Foto: Assessoria de Comunicação/ Sedu

Para promover o debate sobre as ações que serão desenvolvidas em 2018, nesta terça-feira (16), foi realizado o I Encontro de Secretários de Educação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo. Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) junto com os secretários municipais de Educação, dos 78 municípios capixabas, deram encaminhamento a um conjunto de ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), como repasse de recursos, padronização do currículo e material didático para o Ensino Fundamental, formação de professores e implantação de um sistema de gestão escolar integrado entre Estado e municípios, entre outros.

“A partir de agora somos uma só equipe em busca do fortalecimento da aprendizagem dos estudantes capixabas. Vamos articular um conjunto de ações em favor da educação pública. Sabemos do grande desafio que é a educação básica. A escola tem que mudar. O regime de colaboração vem para tratar cada local de forma individual, pois sabemos que em cada município há uma situação diferente. Precisamos qualificar a educação desde a creche até o ensino médio, cuidando para que tenhamos uma geração melhor formada no futuro”, explicou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão, Fortalecimento da Aprendizagem e também Infraestrutura e Suporte. No eixo Fortalecimento da Aprendizagem, foram debatidos assuntos como: Material Didático, Avaliação Diagnóstica, Programa de Formação, Literatura Infantil e o novo Currículo Capixaba.

Já no eixo Apoio à Gestão, foram abordadas questões como estrutura de gestão e o Sistema de Gestão Escolar para os municípios.

E por último, no eixo Subvenção e Suporte, foram debatidos os planejamentos das redes, o Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo e também sobre financiamentos.

Para o secretário municipal de Vargem Alta, Pedro Altoé, “o Pacto veio em boa hora ajudar a fortalecer as ações dos municípios. É fundamental esse ambiente de cooperação entre governos, escola e família. Essa união vai beneficiar ainda mais os estudantes. Gostei muito da proposta da educação socioemocional no currículo. Acho fundamental essa inserção”, afirmou.

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES), Vilmar Lugão de Britto, ressaltou que há muitas ações para desenvolver em 2018. “Essa é a primeira reunião de muitas que teremos ao longo do ano. É muito importante esse encontro”.

Pacto pela Aprendizagem no ES

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) está em funcionamento e realizando ações desde o início de 2017, com a aprovação da lei nº 10.631, visando à organização das redes (municipais e estadual), otimização de recursos e potencialização de resultados.

O principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

A proposta do Paes é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

Até o momento, 53 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes e estão fazendo parte desse grande movimento de transformação e crescimento da aprendizagem das crianças e jovens do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação/ Sedu

Vivian Camargo/Flávia Zambrone/Gustavo Rosa