28/04/2017 11h15

Municípios iniciam processo para realização de conferências da assistência

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) promoveram, nas últimas semanas, reuniões para dialogar com os municípios sobre as conferências de Assistência.

As conferências integram a política de assistência e são fundamentais para fortalecer o diálogo e aprimoramento da política, contando com a participação de usuários, profissionais, entidades e organizações da Assistência Social, conselheiros e representantes do poder público.

São realizadas em esfera municipal, estadual e federal, e neste ano traz como tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

A previsão é que os 78 municípios capixabas realizem suas conferências de assistência social entre os meses de junho e julho. A subsecretária de Assistência e Desenvolvimento Social e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Clarice Imperial, explicou que as reuniões promovidas buscaram orientar quanto à temática e organização dos eventos, que deverão atender as instruções do Conselho Nacional de Assistência Social.

“A proposta da conferência é avaliar a situação da Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS. Para isso, precisamos conhecer como cada indivíduo que integra essa política está inserido, suas demandas e anseios. Foi uma experiência muito rica, pudemos iniciar o debate em torno da temática e esperamos ansiosos a realização e resultados dessas conferências” relatou a subsecretária.

Após a realização das conferências municipais, representantes são eleitos para participar da conferência estadual, que está prevista para ser realiza na primeira quinzena de outubro. Da conferência estadual são eleitos representantes da sociedade civil e do poder público para participação na conferência nacional.

A 11ª Conferência Nacional de Assistência Social também terá como tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS” e será realizada o período de 5 a 8 de dezembro de 2017 em Brasília/DF.

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto