16/11/2010 23h56 - Atualizado em 18/01/2019 15h13

Municípios participantes de sistema que reduz gastos na compra de remédios serão treinados pela Sesa

Nesta quarta (17) e sexta-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se reúne com os 74 municípios que aderiram ao segundo ciclo do Sistema Estadual de Registro de Preço (Serp). O objetivo de treiná-los no processo de aquisição dos medicamentos e iniciar a programação do terceiro ciclo do Sistema. O encontro será realizado sempre a partir das 13h30 no auditório do Departamento de Imprensa Oficial.

De acordo com a técnica do Setor de Assistência Farmacêutica da Sesa, Cíntia Ribeiro, em cada uma das duas reuniões que contará com 37 representantes municipais, haverá espaço aberto para sanar dúvidas. “O treinamento ficará a cargo de profissionais da Sesa. Embora os municípios já tenham passado por um treinamento anterior, esta será uma oportunidade principalmente para tirar dúvidas”, diz.

Além de passarem por uma atualização no gerenciamento do sistema de compras de medicamentos, a Secretaria já iniciará a programação para o terceiro ciclo do Serp, que terá início em agosto de 2011, com duração de doze meses. “O segundo ciclo do Serp já gerou uma economia de 24% em relação ao anterior. Nossa expectativa é que os 78 municípios capixabas façam a adesão ao terceiro ciclo”, explica Ribeiro.

A programação do evento inclui palestras com o responsável pelo Serp, Fábio Rogério Gomes Pereira, e com o presidente do Setor de Licitações da Sesa, Jeferson Silva.

O Serp

O Serp foi criado pela Sesa para otimizar a aplicação de recursos financeiros, reduzindo gastos na compra de remédios fornecidos pelos municípios. O segundo ciclo do Sistema entrou em vigor em agosto último, com a participação de 74 municípios.

Para citar um exemplo, a Fluoxetina 20mg, remédio indicado para tratamento de depressão, custaria R$ 0,33 se fosse comprada diretamente pelo município. Por meio do Sistema Estadual de Registro de Preço, o valor cai para R$ 0,03, o que representa uma economia de 964%.

Como funciona

O sistema funciona da seguinte maneira: os gestores municipais estabelecem a quantidade e os tipos de remédios que estão previstos para serem usados no período de doze meses. Assim que essas informações são enviadas à Sesa, todos os itens comuns aos municípios são reunidos em um único processo licitatório.

Outros benefícios

Além de economia, a iniciativa possibilita a aquisição desses produtos pelos gestores municipais. O Serp também representa uma opção para reduzir a burocracia local e promover a consequente melhoria da disponibilização de medicamentos pelas prefeituras municipais, com maior agilidade e, possivelmente, a preços menores em função da economia de escala.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br