24/07/2023 13h26

Música, dança, contação de histórias e brincadeiras para as crianças estão na programação do Festival Parque Aberto

No próximo domingo (30), acontece mais um Festival Parque Aberto, com uma programação cultural diversificada que inclui contação de história e brincadeiras para as crianças, apresentação musical e espetáculos do projeto Dança em Trânsito, de São Paulo. 

Tudo isso ao ar livre, tendo ao redor as 21 esculturas monumentais de artistas capixabas e de outros estados, instaladas no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. 

Os portões abrem a partir das 9h, com entrada gratuita até meio-dia, mediante apresentação de ingressos, que serão disponibilizados nesta terça-feira (25), a partir do meio-dia, neste link. Para poder retirar os ingressos (limitados a dois por CPF), é necessário ter uma conta cadastrada na plataforma Sympla.

Nesta edição, parte das atrações integram o projeto “Por todas nós”, da Secretaria das Mulheres (SESM), realizado com o objetivo de ressaltar o protagonismo das mulheres negras na luta antirracista. 

A iniciativa tem início nesta segunda-feira (24), com uma série de atividades na Praça Costa Pereira, em Vitória, nos Centros e Núcleos Margaridas, Centros de Referência da Juventude (CRJs), finalizando com as atrações no Parque Cultural Casa do Governador. Confira a programação completa no perfil da Sesm no Instagram.

Aline Dias, escritora (Foto: Divulgação)Aline Dias, escritora (Foto: Divulgação) Aline Dias, escritora (Foto: Divulgação)

Escritora, jornalista e produtora cultural, Aline Dias abre a programação do Festival Parque Aberto com atividades de contação de história e brincadeiras a partir de seu primeiro livro infantil, “E se o mundo descostura?”. Lançada neste ano, a obra estará à venda no local, em um estande da editora Maré.

Voltado para crianças de todas as idades, principalmente entre 8 e 12 anos, o livro acompanha a história de amizade entre Desalinho, uma menina espevitada de espírito aventureiro, e Delírio, uma menina cadeirante muito inteligente e curiosa. Ambas têm visões de mundo bastante distintas, mas construíram um laço tão forte que tesoura nenhuma havia sido capaz de cortar.

Com ilustrações de Julia Paternostro e Bia Selva, trata-se de uma obra que aborda, de maneira lúdica e com ternura, questões sobre diferenças, sentimentos, saudades e superações.

Grupo Madalenas do Jucu (Foto: Divulgação)Grupo Madalenas do Jucu (Foto: Divulgação) Grupo Madalenas do Jucu (Foto: Divulgação)

Na sequência, o Parque Aberto recebe apresentação musical do grupo Madalenas do Jucu. Composto por 23 mulheres instrumentistas, mescla a cultura popular tradicional do congo e o cancioneiro da MPB, tendo como foco a valorização do protagonismo de mulheres na música brasileira.

Formado no segundo semestre de 2021, a partir de uma oficina de tambor de congo e casaca ministrada por Maju Santos e sua mãe, a mestra Beatriz Rego, o grupo é o primeiro do gênero no estado.

Completa a programação do festival o projeto itinerante Dança em Trânsito, que há 21 anos reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo.

Grupo Tápias (Foto: Divulgação)Grupo Tápias (Foto: Divulgação) Grupo Tápias (Foto: Divulgação)

O projeto conta com apresentação do Grupo Tápias, do Rio de Janeiro, com o espetáculo de dança contemporânea “Solo” (8 minutos), exercício lírico inspirado na obra fotográfica de Sebastião Salgado. Em seguida, o dançarino e coreógrafo uruguaio Christian Moyano, de Montevidéu, apresenta-se com “Você deveria ficar (15 minutos), trabalho no qual propõe eliminar os limites entre a arte e a vida.

Já o bailarino Fábio Costa, de Minas Gerais, traz o espetáculo “Umbigo do sonho” (23 minutos), encena a realidade de jovens negros por meio do encontro entre dança e psicanálise. Por fim, o manauara Mário Nascimento traz uma coreografia de 10 minutos criada para artistas de dança de Vitória e Vila Velha, durante oficinas de criação.

O parque

Inaugurado em 2022, em Vila Velha, o Parque Cultural Casa do Governador é uma das mais novas iniciativas culturais do País que propõem um diálogo entre a arte contemporânea e a natureza. Os três eixos temáticos do projeto – ambiental, histórico e artístico – são explorados nos 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação. No eixo artístico, os visitantes podem conhecer as 21 obras de arte, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio de um edital que foi lançado em 2021, com investimento de R$ 1,3 milhão.

A visitação é gratuita e, durante a semana, acontece às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 17h, mediante agendamento pelo telefone (27) 3636-1032.

Serviço:

Festival Parque Aberto

Quando: 30/07 (domingo)

Horário: a partir das 9h

Atrações: Contação de histórias com a escritora Aline Dias; apresentação do grupo musical Madalenas do Jucu; projeto Dança em Trânsito

Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.

Entrada gratuita

Os ingressos poderão ser retirados neste link, a partir do meio-dia da próxima terça-feira (25).

Regras do parque:

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

  • Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente no Crefes, próximo ao parque. Mas as vagas são limitadas e sujeitas à lotação;
  • Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
  • A entrada no parque será permitida até o meio-dia;
  • A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
  • O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
  • É proibido retirar plantas do parque;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
  • Não é permitido usar área da praia;
  • É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
  • É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque; 
  • Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard