12/08/2010 18h27 - Atualizado em 22/01/2019 14h56

NA IMPRENSA NACIONAL - Cultivo de abacaxi resistente à fusariose avança no Espírito Santo

Matéria publicada no portal Globo Rural, nesta quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mudas da variedade Vitória, desenvolvida pelo Incaper, estão sendo distribuídas pelo Governo do Estado.

O abacaxi Vitória, uma variedade desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) após mais de 10 anos de pesquisa, começa agora a ganhar mercado. A expansão do plantio tem sido impulsionada pela distribuição de mudas pelo governo do Espírito Santo: em 2009, foram 350 mil mudas; para este ano, espera-se mais 50 mil.

Resistente à fusariose, a variedade dispensa o uso de fungicidas para o controle da doença, possibilitando a redução do impacto ambiental e dos custos de produção por hectare. Além disso, há um aumento de no mínimo, 30% de produtividade, de acordo com o Incaper. A ausência de espinhos nas folhas é outra vantagem, o que facilita os tratos culturais e a colheita.

Características dos frutos

Os frutos do abacaxi Vitória podem ser destinados ao mercado de consumo in natura e à agroindústria. A polpa é branca, tem boa suculência, reduzido tamanho do eixo central, elevado teor de açúcares e excelente sabor nas análises químicas e sensoriais, de acordo com o Incaper.

Outras características favoráveis são a cor amarela da casca, o formato cilíndrico dos frutos e o peso em torno de 1,5 quilos. Com isso, o fruto tem ainda uma maior resistência ao transporte e ao pós-colheita, o que pode facilitar a sua adoção pelos produtores e levar à preferência dos consumidores.

As recomendações técnicas de cultivo são as mesmas em uso pelos produtores para as variedades Pérola e Smooth Cayenne. O Vitória possui bom crescimento e desenvolvimento, e seu porte é praticamente o mesmo da cultivar Pérola.

Atualmente, os plantios do Vitória estão concentrados no norte capixaba.

Confira a matéria no site Globo Rural.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Linda Kogure (9891-7629)
Linda.kogure@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard