18/10/2010 22h08 - Atualizado em 21/01/2019 12h10

Na Rede: Começam as competições em Carapina e Nova Venécia

Começaram nesta segunda-feira (18) as competições dos jogos Na Rede nas Superintendências Regionais de Educação (SRE) de Carapina e Nova Venécia. Na regional de Carapina já estão sendo realizadas as competições de futsal, basquete e handebol. Em Nova Venécia, a solenidade de abertura será realizada às 18h30, no Ginásio Olímpio Cricaré.

As competições da SRE de Carapina envolvem 43 escolas e cerca de dois mil alunos dos municípios de Vitória, Serra, Santa Teresa, Aracruz, Ibiraçu e João Neiva. Os jogos serão realizados em Vitória nos ginásios Jayme Navarro de Carvalho e Jones dos Santos Neves, em Bento Ferreira; no Colégio Estadual, no Forte São João; e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que fica em Jucutuquara. Também serão realizadas competições no município de Serra, no Ginásio da Associação dos Moradores do Parque Residencial Laranjeiras.

Já em Nova Venécia, a competição vai movimentar 21 escolas e aproximadamente mil alunos. Vão participar escolas dos municípios de Nova Venécia, Boa Esperança, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo e Montanha. Os jogos serão realizados no Ginásio Olímpio Cricaré, que fica no bairro Beira Rio; na quadra poliesportiva da Escola Municipal Adalton Santos e na quadra da Escola Estadual Dom Daniel Comboni, ambas no bairro Municipal I.

Semana Cultural

Junto com os jogos se inicia também nas duas regionais a Semana Cultural, que é realizada sempre na mesma data da etapa regional dos jogos. A programação envolve as escolas participantes da competição e varia de acordo com cada escola. Na semana, os alunos participam de diversas atividades e apresentações culturais como teatro, cinema, dança, música, literatura e artes plásticas. No Colégio Estadual, que fica no Forte São João, em Vitória, a programação vai contar com apresentações de pagode, axé, dança, hip-hop, entre outras.

Na Rede

O Na Rede é uma das ações do projeto Esporte na Escola, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em que unidades de ensino da rede pública estadual se unem por meio do esporte. São mais de dois meses voltados para os torneios esportivos de várias modalidades, como vôlei, futebol, atletismo, handebol e basquetebol.

Lançado no final de 2007, o Esporte na Escola tem como objetivo ampliar a presença do esporte na vida das escolas, como mais um instrumento de melhoria da aprendizagem e da promoção da cidadania. A meta da Sedu é seguir até 2011 com o projeto.

Confira as datas dos jogos por superintendência:

SRE Carapina e Nova Venécia 18 a 23/10
SRE Afonso Claudio e Linhares 25 a 30/10
Etapa Final 10 a 13/11

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati