04/08/2010 22h43 - Atualizado em 22/01/2019 15h09

Na Rede: mais de 600 alunos participam da abertura dos jogos

A abertura da edição 2010 do “Na Rede- Jogos Escolares da Rede Estadual” nesta quarta-feira (04) contou com muita animação, apresentações de danças e músicas. Estiveram presentes mais de 600 alunos, o secretário de Estado da Educação Haroldo Corrêa Rocha, as secretárias de Esportes e Lazer, Lenise Loureiro, de Cultura Dayse Lemos e outras autoridades, além das atletas capixabas Neymara Carvalho, Emanuelle Lopes Lima e Laércio Nunes Oliveira.

A cerimônia foi realizada no Ginásio Jayme Navarro de Carvalho, da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória. O Grupo de Dança Contemporânea, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Serra, fez uma apresentação especial, e também o grupo convidado de Ginástica Rítmica e a Banda da Escola Adolfina Zamprogno, de Vila Velha.

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, lembrou do primeiro Na Rede. “Na primeira versão do programa Na Rede nós tínhamos sete mil jovens atletas e nesta edição temos 15 mil”. E, alertou, “os jogos fazem parte da grade curricular e nós esperamos que vocês tenham espírito de equipe e disciplina. Que tenhamos boas disputas e grandes vitórias”.

A secretária de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), Lenise Loureiro, saudou os atletas como anfitriã e também como uma das parceiras da Sedu na realização dos Jogos Na Rede. A secretária destacou o importante trabalho realizado dentro das escolas para a inserção do jovem no mundo esportivo, do jogo limpo, da união e trabalho em equipe. Destacou também, que assim como a Sedu, a Sesport oportuniza a jovens e adolescentes trocar informações e praticar atividade física para melhor qualidade de vida.

“Desejamos que todos vocês sejam bem vindos aos jogos Na Rede, um importante trabalho da Secretaria de Estado da Educação e que somos parceiro com muito orgulho. Que todos vocês trabalhem em equipe e união para conseguirem as vitórias desejadas. É importante destacar os valores de atividades como essas e, assim como a Sedu, a Sesport também valoriza e oportuniza atividades dentro das escolas do Estado, com a realização das Olimpíadas Escolares. Por meio dela, oferecemos aos atletas praticantes de 12 modalidades (atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez) a oportunidade de participar da competição em nível nacional. Além disso, os destaques nas Olimpíadas Escolares são contemplados pelo programa de incentivo do Governo do Estado, o Bolsa Atleta Capixaba, para que aprimorem seus treinamentos e conquistas”, destacou.

As primeiras disputas, neste ano, acontecem nas Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Carapina e Barra de São Francisco. A competição possui regulamento definido. A principal novidade em relação a 2009 é que, além da fase regional – em que as competições foram realizadas no âmbito de cada Superintendência Regional de Educação (SRE) – haverá ainda uma fase final.

A nova etapa dos jogos animou os alunos que disseram que estão ainda mais estimulados para ganhar. “Nossa equipe treina quase todos os dias, nós estamos muito empolgados para os jogos começarem. Agora com a fase final nós temos uma motivação a mais para ganhar”, disse o aluno Lucas da Silva, 17, 2º ano da Escola Freitas Lima, em Vila Velha.

Nesta segunda etapa, serão reunidos os campeões de cada modalidade, no masculino e no feminino, das 11 SREs. Ao todo, cada Superintendência deverá ser representada na fase final por 10 equipes.

A fase final dos jogos será realizada no período de 10 a 13 de novembro, no Sesc de Guarapari. A edição 2010 do “Na Rede” deve envolver 252 escolas de 77 municípios capixabas e mobilizar aproximadamente 15 mil alunos/atletas.

Na Rede

O “Na Rede” é uma das ações do projeto Esporte na Escola, em que unidades de ensino da rede pública estadual se unem por meio do esporte. São mais de dois meses voltados para os torneios esportivos de várias modalidades, como vôlei, futebol, atletismo, handebol e basquetebol.

Lançado no final de 2007, o Esporte na Escola tem como objetivo ampliar a presença do esporte na vida das escolas, como mais um instrumento de melhoria da aprendizagem e da promoção da cidadania. A meta da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) é seguir até 2011 com o projeto.

Confira mais fotos:
Crédito: Nestor Müller/ Secom

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / ltcardoso@sedu.es.gov.br
Texto: Lígia Tosta Cardoso

Assessoria de Comunicação da Sesport