06/08/2024 14h32

Negócios liderados por mulheres representam quase metade dos financiamentos do Bandes

No Espírito Santo, segundo dados da Junta Comercial capixaba, cerca de 216 mil empresas são comandadas por mulheres e elas, com veia empreendedora, podem contar com o apoio financeiro do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para impulsionar seu negócio. Com governança pautada na agenda ESG e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a promoção da igualdade de gênero é um dos focos de atuação da instituição capixaba.

No primeiro semestre deste ano, quase metade dos financiamentos aprovados pelo banco foram direcionados a pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, tendo sido investidos cerca de R$ 60 milhões em negócios capixabas que refletem o compromisso crescente do Bandes em incentivar a representatividade feminina no cenário empresarial do Estado.

As liberações aprovadas apoiaram aproximadamente 100 empresas comandadas por mulheres, mais da metade delas de médio porte, majoritariamente dos setores industrial e comercial, com atividades que incluem fabricação de alimentos, confecção de peças de vestuário, fabricação de cosméticos, além de comércios varejistas, restaurantes, organização de eventos, serviços de saúde e beleza. Distribuídas em mais de 20 municípios capixabas, o apoio às empresas é essencial para fortalecer o crescimento destes negócios, além dos desenvolvimentos regional, econômico e social capixabas.

"Apoiar empresas lideradas por mulheres é uma forma de promover a equidade e fomentar um ambiente de negócios mais inclusivo e diversificado. A fim de impulsionar a liderança feminina no Estado, o Bandes oferece linhas de crédito com condições atrativas para que esses negócios possam garantir a geração de renda dessas mulheres, crescer de forma sólida, gerar empregos e contribuir ainda mais para o desenvolvimento socioeconômico capixaba", destacou a diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi.

Crédito com condições especiais para empresas femininas

Para o apoio e incentivo ao empreendedorismo feminino no Estado, o Bandes é o parceiro ideal. Além de contar com uma gerente de Negócios exclusiva para atendimentos a empresas com este perfil, também estão disponíveis linhas de crédito com condições especiais e competitivas.

Uma das linhas exclusivas para negócios em que há pelo menos uma mulher no quadro de sócios, cuja participação seja de 50% ou mais, é a linha Bandes Giro Mulher, uma parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que oferece capital de giro com taxa de juros reduzida e prazo de até três anos para pagamento.

Para aquelas que desejam investir nas potencialidades turísticas da região e são cadastradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), as linhas Fungetur têm carência e prazo de pagamento de até cinco anos, sem condicionantes específicos, como manter folha de pagamento, por exemplo.

Além disso, outras diversas linhas de crédito repassadas pelo banco capixaba, como a da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para projetos inovadores, podem ser adequadas às necessidades específicas de cada negócio. A instituição se mantém à disposição para atender as interessadas e mantém uma estrutura corporativa que visa proporcionar suporte completo às empreendedoras, desde a análise inicial até a liberação dos recursos e acompanhamento posterior.

Condições Operacionais:

Bandes Giro Mulher (em parceria com a Fecomércio-ES)
Limite de financiamento: R$ 300 mil
Prazos: até 36 meses
Taxa de Juros: 0,29% ao mês + Selic* (Com bônus de adimplência)
CET – Custo Efetivo Total a partir de 4,42% a.a. + Selic

Informações sobre linhas de financiamento:
bandes.com.br/credito

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes