22/12/2021 11h49

Nível de apropriação tecnológica avança nas escolas da Rede Estadual

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Programa Sedu Digital, aplica anualmente a ferramenta Guia Edutec, com o objetivo de medir o nível de apropriação tecnológica das escolas da Rede Estadual. O Guia Edutec é uma ferramenta on-line de gestão e pesquisa desenvolvida pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), sem custos, cujos resultados mostram como se dá o avanço gradual do nível de apropriação tecnológica das escolas em cada uma das quatro dimensões (visão, competências, recursos educacionais digitais e infraestrutura tecnológica), cuja classificação abrange os níveis emergente, básico, intermediário ou avançado.

Tais resultados fornecem à Sedu dados para nortear políticas públicas sobre o uso de tecnologia na educação, com uma visão estratégica e planejada, decidindo por ações que precisam ser tomadas para que a rede de ensino avance de forma consistente e equilibrada nesse processo.

Em 2021, o Guia foi aplicado em 386 escolas da abrangência das 11 Superintendências Regionais de Educação. O resultado mostrou que a Rede Estadual do Espírito Santo avançou progressivamente na apropriação de tecnologias em relação aos anos anteriores. A meta é alcançar o nível avançado na adoção da tecnologia nas escolas estaduais até 2022, em todas as dimensões.

Na dimensão Visão, que trata da compreensão da escola acerca do potencial das tecnologias para a educação e o quanto são inseridas no seu planejamento, tanto nas ações administrativas quanto pedagógicas, 64% das instituições de ensino encontra-se em nível avançado e 33% no nível intermediário. Esta é a Dimensão que mais avançou em 2021 em relação à última aplicação do Guia Edutec, em 2019.

O mesmo crescimento pode ser observado na dimensão Competência Digital, em que 66% das escolas encontram-se no nível intermediário e 21% no avançado. Isso significa que as equipes gestoras das escolas são capazes de utilizar tecnologias digitais para acessar, organizar e analisar informações e dados, inclusive das avaliações dos estudantes, para melhorias dos processos administrativos e pedagógicos, assim como os docentes participam das formações continuadas, e têm competência para selecionar e utilizar diferentes tipos de tecnologias digitais, adequadas para atender aos objetivos pedagógicos da etapa de ensino em que atuam.

Houve avanço também na Dimensão Conteúdos Digitais, com maior crescimento observado no nível avançado (33%). O dado mostra que as equipes gestoras das escolas utilizam ferramentas estruturadas, definidas pela secretaria, para registro de informações, emissão de relatórios e acompanhamento dos processos de gestão da escola. E os docentes buscam em repositórios, alinhados ao currículo da rede e a partir de critérios estratégicos, ferramentas digitais de conteúdo e de avaliação das áreas de conhecimento para utilização nos processos de ensino e aprendizagem.

Apesar da Dimensão Infraestrutura ter se mantido no mesmo patamar de 2019 (3,0), é possível observar a migração do número de escolas no nível básico para o intermediário, o que demonstra avanço também nesta área. Em 70% das escolas há a disponibilidade de equipamento conectado à internet para a equipe gestora, assim como os professores e estudantes dispõem de dispositivos conectados à internet em sala de aula.

O avanço observado em 2021 deve-se ao uso intensivo das tecnologias, principalmente em decorrência da pandemia, seguida de diretrizes claras norteadas pelo programa Escolar, o que possibilitou às escolas compreenderem a importância da adoção das ferramentas e plataformas digitais e a criarem uma cultura de uso de tecnologia no cotidiano.

Nesse cenário, considerando as quatro dimensões, um conjunto de ações simultâneas foram desenvolvidas em 2021, como a oferta de oportunidades formativas para os profissionais da educação em diferentes formatos, envolvendo cursos EaD, comunidade interativas, certificações Google, realização de lives, elaboração e curadoria de inúmeros tutoriais e cenários de usos de tecnologia na educação, dentre outros. Também houve o envolvimento dos professores na elaboração de e-books, assim como a disponibilidade de portais de conteúdos digitais com materiais curados e alinhados ao currículo do Espírito Santo.

Em 2021, houve também grande investimento em infraestrutura tecnológica, com melhorias na cobertura de wi-fi nas escolas e no aplicativo Escolar; a entrega, via comodato, de 60 mil chromebooks e pacote de dados para estudantes (em andamento), assim como o aporte de recursos financeiros para que profissionais da educação adquirissem equipamentos de informática, com adesão aos recursos para conectividade.

Tais investimentos, somados às demais políticas educacionais da Sedu, vão dar o suporte necessário para que a rede continue avançando de forma gradativa, inserindo-se cada vez mais na cultura digital, com condições de oferecer experiências pedagógicas em múltiplos cenários (presenciais, remotos, híbridos, on-line), extrapolando o tempo e o formato de estudo e de interação entre estudantes e destes com os professores.

Além das ações desenvolvidas diretamente pela Sedu, também as escolas deverão incorporar inovações no Plano de Ação de 2022, a partir da Devolutiva personalizada do Guia Edutec e do resultado do mapeamento de competências digitais desenvolvidas por seus professores no ano de 2021.

Acesse o resultado detalhado em https://sedudigital.edu.es.gov.br/plano-inovação

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata