13/12/2016 13h34 - Atualizado em 13/12/2016 13h39

Noite de homenagens ao maestro Jaceguay Lins nesta terça (13)

Foto: Divulgação/Secult

O festival ‘O congo de Casaca’ continua com sua programação imperdível. A noite desta terça-feira (13) será celebrada com uma homenagem a um artista de vanguarda, ou seja, à frente de seu tempo: o músico, compositor erudito, poeta e pesquisador da cultura popular Jaceguay Lins. Na programação, exibição do filme Melodiário e lançamento do livro O Congo do Espírito Santo, de Lins, com distribuição gratuita.

Uma visão ensaística sobre a poética do Jaceguay Lins é o tema do curta "Melodiário". Finalizado no ano de 2015, a produção assemelha-se com um ensaio em que a importância do músico por diversos nomes da cultura capixaba é ressaltada durante algumas de suas obras, duas delas, até então, perdidas. Após o filme, haverá uma mesa-redonda sobre o tema “O Congo de Casaca” com o diretor Marco Valério e a pesquisadora Paula Gálama.

Logo em seguida, será o relançamento de “O Congo do Espírito Santo: Uma Panorâmica Musicológica das Bandas de Congo”. O livro disserta os diversos aspectos das bandas de congo no Estado, além de outras informações sobre a sua profunda pesquisa em relação à cultura popular no país. Esta edição é revisada por Paula Gálama, com produção da FAMES.

 

Jaceguay Lins (1947-2004)

Músico pernambucano que se radicou no Espírito Santo no início de 1980 e que marcou época pelo seu estilo único e inovador, Jaceguay Monteiro Lins tornou-se um expoente na representação cultural  do Espírito Santo em diversas áreas. Foi arranjador, escritor e maestro - chegou a reger a antiga Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, além de produzir várias obras para o cinema e variadas linguagens atribuindo elementos da música folclórica brasileira, em especial o congo, ritmo que foi um dos seus objetos de pesquisa em vida. Na década de 60, foi professor da Escola de Música Villa-Lobos no Rio de Janeiro, ficando conhecido por fundir o erudito, o popular e elementos de experimentação eletroacústica em suas composições.

 

Serviço

 

Exibição do filme Melodiário, seguida de mesa-redonda sobre o tema “O Congo de Casaca” com o diretor Marco Valério e a pesquisadora Paula Gálama.

Lançamento do livro O Congo do Espírito Santo, de Jaceguay Lins (Edição revisada por Paula Gálama, com produção da FAMES). Distribuição gratuita.

Local: Sesc Glória – Sala Cariê Lindenberg

Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro, Vitória

Telefone: (27) 3223-0720

Horário: 19h20

* Entrada franca.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

Texto: Danilo Ferraz

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard