14/06/2018 13h26 - Atualizado em 14/06/2018 13h53

NOTAer apresenta modelo de Gestão de Manutenção Aeronáutica em Encontro Nacional de Aviação

O subsecretário da Casa Militar e Chefe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), tenente coronel Marcio Franco Borges, palestrou na manhã dessa quarta-feira (13) aos participantes do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública, detalhando o modelo de Gestão da Manutenção Aeronáutica desenvolvido no NOTAer do Espírito Santo.

O evento está ocorrendo em Belo Horizonte-MG e conta com a participação de 45 unidades aéreas de segurança pública e defesa civil de 24 estados brasileiros.

O modelo de Gestão de Manutenção do NOTAer tem sido reconhecido nacionalmente como exemplo de eficiência e economicidade, por vir alcançando crescente  redução de custos, gestão eficiente do orçamento e aumento da disponibilidade de emprego das 5 aeronaves que compõem a frota do Núcleo.

De acordo com o subsecretário, o processo é gradativo e passa pela formação e qualificação técnica permanente de equipe própria de mecânicos, estruturação logística do setor de manutenção e obtenção junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de autorização para inspeções de até 150 horas de voo e ações corretivas de mesma complexidade.

“Já alcançamos aumento da disponibilidade de emprego dos helicópteros em até 95% e economia anual de R$ 250 mil, somente com a realização das inspeções por equipe própria, sendo que para o próximo ano será possível dobrar esse valor” destacou Borges.

Também participam do evento o chefe de Operações Aéreas do NOTAer, major Daniel Quintella, e o chefe de Manutenção da unidade, capitão Ricardo Pinheiro.

Saiba mais

O evento se encerra nesta quinta (14) e abordou questões ligadas a integração das instituições policiais e de bombeiros nas operações aéreas de segurança pública e defesa civil, a regulamentação e fiscalização do emprego de Drones e o emprego de novas tecnologias na aviação, além da gestão da Manutenção de Aeronaves.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard