14/07/2010 20h05 - Atualizado em 24/01/2019 14h37

Nova ação integrada de Justiça resulta na expedição de mais 20 alvarás para socioeducandos do Iases

Vinte socioeducandos que cumpriam medida socioeducativa de internação em unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), receberam alvarás de liberação nesta terça-feira (13), durante mais uma ação integrada de Justiça realizada nas Unidades de Internação Socioeducativas (Unis I e II) e no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE). Esta foi a segunda ação integrada realizada nesta semana nas Unidades do Iases. Nestes dois dias, 33 adolescentes receberam alvarás.

Os trabalhos realizados nesta terça-feira (13) foram conduzidos pelo juiz Paulo Roberto Luppi, coordenador da Central de Execuções de Medidas Socioeducativas (Cemese); pelo promotor de Justiça do Grupo Especial de Trabalho de Execução Penal (Getep), Cézar Ramaldes e pela promotora Ângela Centurion, e pelo defensor público Severino Ramos da Silva. As audiências também tiveram a participação dos adolescentes e da equipe técnica das Unidades.

A ação teve início no CSE, em Tucum, Cariacica, onde foram realizadas 12 audiências. Destas, oito adolescentes foram beneficiados pela extinção da medida, dois tiveram progressão da medida, ou seja, receberam o alvará, mas foram inseridos em programas em meio aberto e em outros dois casos a Justiça solicitou a apresentação de novos relatórios de atendimento.

Durante a tarde desta terça-feira (13), a ação integrada de Justiça teve continuidade na Unis I e II, onde foram realizadas 10 audiências. Oito adolescentes receberam a progressão da medida para programas de liberdade assistida e semiliberdade e dois tiveram a medida extinta.

Audiências

As ações integradas de justiça tiveram início no mês de maio com a realização de três dias de audiências que resultaram na concessão de 50 alvarás de liberação.

A realização de audiências de reavaliação dentro de uma unidade de atendimento socioeducativo, é uma iniciativa pioneira no Estado com o objetivo de reavaliar as medidas socioeducativas dos adolescentes em conflito com a lei. De acordo com o sistema de Justiça, será uma atividade contínua nas Unidades. Novas datas serão agendadas.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol