16/09/2010 22h48 - Atualizado em 21/01/2019 16h41

Nova biblioteca do Espaço Pedagógico do Iases conta com acervo de mais de cinco mil livros

Foi inaugurada nesta quinta-feira (16) a Biblioteca ‘Paulo Freire’ do novo Espaço Pedagógico do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). O acervo conta com mais de cinco mil livros didáticos e literários arrecadados por calouros da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) na ação ‘Trote Solidário’, além de doações feitas também por parceiros e voluntários que participaram da campanha institucional da ‘Biblioteca Solidária’.

A solenidade foi realizada na tarde desta quinta-feira (16), em Cariacica-Sede, e reuniu servidores do Iases, convidados, parceiros e socioeducandos que abrilhantaram a programação com apresentações culturais de música e teatro.

A literatura e os escritores brasileiros foram lembrados no evento não só pelos livros, mas através da arte do teatro. Adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e as meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI) apresentaram uma peça teatral de nome ‘Entrevista com Monteiro Lobato’.

Os jovens atores transformaram o palco em um estúdio de televisão chamado ‘TV Esperança’ e entrevistaram Monteiro Lobato, que contou suas histórias e fábulas, como por exemplo, a da boneca de pano Emília.

Já os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), apresentaram a peça ‘Maria de Todo Jeito’, uma adaptação do cordel do autor Patativa do Assaré, nome adotado pelo cearense Antônio Gonçalves da Silva. O enredo apresentou a história de um rapaz, filho de ‘Maria’, que procura uma mulher também chamada Maria para se casar. Nesta busca, ele enfrenta uma série de situações e vive várias emoções em busca do seu sonho, de forma bem descontraída e divertida.

Uma apresentação musical foi realizada pelo grupo ‘Afro Jovem’, que empolgou os convidados com as batidas fortes do axé e do grupo ‘Olodum’. Eles são alunos do projeto de musicalização ‘Cantando a Vida’, desenvolvido nas Unidades do Iases desde 2007.

A gerente pedagógica do Iases, Juliana Graciani, destacou que a inauguração da biblioteca simboliza não somente a entrega do espaço e dos livros, mas a importância da Jornada Pedagógica, com todas as suas ações, atividades e diretrizes. “Esta solenidade representa o envolvimento de todos pela causa da inclusão social e comunitária. Tudo que está representado neste espaço destaca a importância da Jornada Pedagógica e a busca da autoeducação destes adolescentes e jovens”, disse Juliana.

Equipe de trabalho

A partir de agora, a Gerência Pedagógica do Iases dá inicio ao projeto transversal ‘Protagonismo Juvenil’. Os socioeducandos formarão uma equipe de trabalho para ser responsável pela organização e manutenção da biblioteca e dos livros, envolvendo itens como empréstimos e prazos de devolução, e preservação dos livros, que não podem ser devolvidos amassados, rasgados ou com folhas a menos. A ação terá o apoio dos alunos da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) que participaram do ‘Trote Solidário’.

A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da FDV, Marcela Câmara, destacou a importância da parceria entre a faculdade e o Iases. “Esperamos que esta parceria e ação promovam o bem estar social dos jovens e adolescentes e também a responsabilidade social de cada aluno”, disse.

Os representantes do Centro Acadêmico Milton Murad, que realizaram o ‘Trote Solidário’, destacaram que o propósito da doação dos livros é trazer referências para a vida dos adolescentes através da arte e da cultura.

A Biblioteca ‘Paulo Freire’ recebeu aproximadamente cinco mil livros didáticos e de literatura arrecadados pelos alunos da FDV, parceiros e de voluntários como a psicopedagoga e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Rosi de Sá, que doou aproximadamente quatro mil exemplares. Ela esteve presente na solenidade e recebeu o agradecimento da equipe pedagógica do Iases.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol