16/10/2024 13h49

Nova exposição da Escola de Fotógrafos Cegos ficará aberta até dezembro, em cinco pontos de Vila Velha

Vila Velha recebe a nova exposição da Escola de Fotógrafos Cegos, que será instalada simultaneamente em cinco pontos do município. Com 80 imagens de autoria dos 12 fotógrafos cegos que compõem o coletivo, a exposição “Aqui Eu Habitei” ficará aberta ao público de 23 de outubro até 26 de dezembro.

O evento que marca a abertura será realizado no Parque da Prainha, na quarta-feira (23), às 19h30. A abertura contará com a participação dos autores, da equipe de professores e também do grupo de mediadores que estará disponível nos locais para guiar as visitas durante os dois meses de funcionamento da exposição.

As fotografias ficarão dispostas em placas retroiluminadas de grande dimensão e as estruturas estarão instaladas na Prainha (Centro), Coqueiral de Itaparica, Aribiri, Cobilândia e Barra do Jucu.

A Escola de Fotógrafos Cegos deu início às suas atividades em agosto de 2022 e o resultado dos oito meses de oficina, ensaios e saídas fotográficas com os 12 fotógrafos cegos foi produção de mais de 30 mil imagens. Com esse rico acervo, foi organizado o primeiro recorte curatorial para a exposição “Quando Fecho Os Olhos Vejo Mais Perto”, inaugurada em maio de 2023 no Parque Moscoso, em Vitória, com 32 fotografias que também foram expostas em outras quatro cidades do interior do Estado este ano.

O coletivo retornou às atividades no início de 2024 com o objetivo de consolidar as identidades autorais de cada fotógrafo cego. O resultado é a exposição “Aqui Eu Habitei”, estruturada a partir de uma nova curadoria de imagens feita pela diretora do projeto, a artista Rejane Arruda.

A iniciativa é desenvolvida pela Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil) com a metodologia que foi trabalhada pela Cia Poéticas da Cena Contemporânea com os participantes. Neste segundo processo formativo, cada fotógrafo aprofundou a relação com a própria obra e construiu narrativas sobre a própria produção.

A exposição faz parte do projeto “Escola de Fotógrafos Cegos, Novos Olhares: Territórios” e conta com patrocínio da ES Gás e da Perfil Alumínio do Brasil, por meio do incentivo da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), viabilizada pelo Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), operacionalizada pelo Governo Federal. O projeto também conta com o apoio do Instituto Energisa e da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Exposição “Aqui Eu Habitei”

Neste segundo projeto denominado “Escola de Fotógrafos Cegos, Novos Olhares: Territórios”, as atividades foram desenvolvidas com o objetivo de consolidar as identidades autorais de cada fotógrafo.

O Parque da Prainha, no Centro, receberá as obras do fotógrafo cego Jarlison Gardimam. A Praça de Coqueiral de Itaparica terá obras de Manoel Peçanha e Sayonara Reis. A Praça José Vereza, em Aribiri, contará com as imagens produzidas por Geovana Santos e Kellezy Barbosa.

A Praça Vereador Sebastião Cibien, em Cobilândia, contará com as fotografias de Elias Barcellos e Maycon Machado. Finalmente, a Praça da Barra do Jucu receberá obras de Antonio Fadini e Jonatas Sobral. Depois de um mês, o primeiro bloco de obras dará lugar a um segundo, contemplando as autoras Alice Dordenoni, Cinthya de Oliveira, Maria Trancoso e Eusilane Lopes.

A exposição também conta com uma equipe de fotógrafos mediadores, professores da Escola de Fotógrafos Cegos, que receberá o público para oficinas, rodas de conversa e visitas guiadas à exposição. O agendamento deve ser feito pelo WhatsApp: (27) 99609-8181.

As imagens estarão distribuídas em totens iluminados e cada fotografia conta com um QR code em uma plaqueta que direciona para as audiodescrição, recurso de acessibilidade para pessoas cegas. Durante o funcionamento da exposição, estará disponível o atendimento em Libras, feito por intérpretes fluentes.

O local da abertura da exposição, o Parque da Prainha, também conta com recursos de acessibilidade, como banheiros adaptados, piso tátil, estacionamento acessível e circulação de transporte público.

A acessibilidade atitudinal também estará disponível com atendimento especializado, que deve ser solicitado anteriormente por WhatsApp, ao enviar mensagem para o número (27) 99609-8181. Uma equipe ficará responsável pelo acolhimento desse público durante a chegada e no acompanhamento durante o evento.

Serviço:

Exposição “Aqui Eu Habitei”

23 de outubro a 26 de dezembro

Locais de exposição

Parque da Prainha - Prainha, Centro

Praça de Coqueiral de Itaparica - Avenida Santa Leopoldina, 1110 - Coqueiral de Itaparica

Praça José Vereza - Avenida Jerônimo Monteiro, Aribiri

Praça do Cibien - Praça Vereador Sebastião Cibien, Cobilândia

Praça da Barra do Jucu - Barra do Jucu

Evento de inauguração

Quarta-feira, 23 de outubro, às 19h30

Parque da Prainha, Vila Velha (ES)

Oficinas de fotografia acompanhadas de visitas guiadas

De 28 a 31 de outubro; de 11 a 14 de novembro; de 18 a 21 de novembro

Número de vagas por oficina ou visita: 40 pessoas

Inscrições por mensagem no WhatsApp: (27) 99609-8181

Os 12 Fotógrafos

Jarlison Gardiman, Manoel Peçanha, Sayonara Reis, Antonio Fadini, Jonatas Sobral, Elias Barcellos, Kellezy Barbosa, Geovana Santos, Maria Trancoso, Alice Dordenoni, Eusilane Lopes e Cinthya de Oliveira.

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro