03/08/2010 21h38 - Atualizado em 23/01/2019 12h12

Nova turma inicia aulas do projeto ‘Bombeiro do Futuro’ em Vitória

Na manhã desta terça-feira (03), começaram as aulas para uma nova turma de alunos do projeto “Bombeiro do Futuro”, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (QCG/CBMES), na Enseada do Suá, em Vitória.

Aproximadamente 30 alunos das escolas ‘Arthur da Costa e Silva’, ‘Experimental de Vitória – Ufes’, e ‘Marechal Mascarenhas de Moraes’, participam do projeto. As aulas estão previstas para terminarem no dia 27 de agosto.

O projeto Bombeiro do Futuro teve por inspiração a necessidade de se contrapor à onda de violência que ameaça crianças e adolescentes. Seu público-alvo são jovens com idade entre 10 a 14 anos em situação de extremo risco social, e visa a reforçar e resgatar os valores de cidadania, de civismo e a aproximação deles com o poder público.

Suas atividades tiveram início em abril de 2007 e, em princípio, atuou de forma experimental, por meio de um projeto-piloto, desenvolvido em dois bairros do município de Serra: Vila Nova de Colares e Feu Rosa. No ano de 2008, o projeto foi desenvolvido no município de Marechal Floriano para crianças matriculadas em escolas públicas locais.

Atividade do projeto.

Esse novo projeto conta com a parceria da Prefeitura de Vitória. Os alunos terão aulas de ordem unida, primeiros socorros, noções da atividade de bombeiro, noções de informática, cidadania, direitos humanos e educação física. Para viabilizar a implantação do projeto, o Corpo de Bombeiros capacitou diversos bombeiros militares para que a abordagem pedagógica fosse a ideal.

As atividades desenvolvidas inserem-se no programa da escola em tempo integral desenvolvido pela Prefeitura. Será oferecido aos alunos do projeto lanche, transporte e assistência pedagógica.

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar;
Samuel Rodrigues Barboza – Tenente Coronel BM;