12/11/2010 19h37 - Atualizado em 18/01/2019 15h15

Novas 21 motos da Polícia Militar reforçam patrulhamentos na Grande Vitória

Uma nova ferramenta de policiamento estará nas ruas da Grande Vitória a partir desta sexta-feira (12). A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) adquiriu 21 novas motos para reforçar e implementar as ações de segurança desenvolvidas no trabalho ostensivo de motopatrulhamento. Os veículos agora agregam valor ao trabalho preventivo do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), uma das unidades especializadas da Corporação.

Os veículos foram entregues na manhã desta sexta (12) durante uma solenidade no Quartel do Comando Geral, em Maruípe. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia de Albuquerque, e o comandante geral da PMES, coronel Oberacy Emmerich Júnior, fizeram a entrega das motos para o comandante da Rotam, tenente coronel Laércio Oliveira. Durante a solenidade, os militares do Batalhão apresentaram os novos veículos durante uma demonstração de abordagem e, também, em um desfile militar.

 


 

O secretário André Garcia disse que os veículos representam a materialização dos investimentos que têm sido feitos na área da segurança pública. “Essas motos são resultado de planejamentos necessários para as ações de patrulhamentos. Além disso, simbolizam não somente o trabalho desempenhado de forma importante pela Rotam em prol da segurança dos capixabas, como também a qualidade do trabalho operacional que é feito por todos os militares da PMES”.

Coronel Emmerich destacou que as novas motos implementam o trabalho que a Corporação realiza por meio da Rotam. “Esta é uma unidade importante da PMES, que se empenha diariamente na redução da criminalidade e na segurança da população. Por isso, estes novos equipamentos de trabalho irão intensificar os patrulhamentos da MotoRotam na área de abrangência do Batalhão”.

Já o comandante da Rotam afirmou que as novas motos já serão empregadas em patrulhamentos e operações na Grande Vitória. “Vamos concentrar atenção em pontos de grande fluxo de pessoas, alocando as equipes de MotoRotam em pontos estratégicos. O objetivo é intensificar o policiamento ostensivo com repressão qualificada, principalmente, para inibir crimes contra o patrimônio”, ressaltou o tenente coronel Laércio.

Operação

A partir das 14 horas desta sexta (12), as novas motos serão direcionadas para patrulhamentos táticos motorizados e patrulhamentos em pontos base da Grande Vitória. O objetivo da presença policial nessas áreas é aumentar a ostensividade da PM, inibindo, desta forma, a ação de criminosos. “Além disso, as motocicletas proporcionam agilidade no atendimento a ocorrências”, frisou o tenente coronel Laércio. As ações de segurança por meio das motos terão continuidade e serão realizadas dentro do cronograma de trabalho da Rotam.

Motopatrulhamento

As equipes de Motopatrulhamento Tático Motorizado da Rotam iniciaram as atividades em junho de 2009, quando a Polícia Militar realizou o 1º Curso de Táticas em Ações de Motopatrulhamento tendo como base a experiência da Polícia Militar de Goiás. Esta primeira capacitação, promovida pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES, foi direcionada para 25 formandos. Outra edição do curso foi realizada em novembro de 2009, quando outros 16 policiais fizeram os treinamentos de patrulhamento em motocicletas.

Rotam

A Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) iniciou as atividades na Corporação em maio de 2009. A unidade desempenha patrulhamentos na Grande Vitória, desenvolvendo ações preventivas e repressivas, principalmente, no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade. Além de viaturas, os militares também desempenham patrulhamentos por meio de motos, o que dinamiza as ações e a rapidez no atendimento às ocorrências.

No ano de 2009, durante os primeiros sete meses de atuação na Grande Vitória a Rotam apreendeu 135 armas de fogo, deteve e conduziu aos Departamentos de Polícia Judiciária (DPJs) mais de 1600 pessoas e recuperou 23 veículos furtados ou roubados.

Já de janeiro a setembro deste ano, foram apreendidas 254 armas de fogo e cerca de 4 mil munições. Além disso, também foram apreendidas aproximadamente 7 mil buchas de maconha e 350 quilos da mesma droga, 14.903 pedras de crack e 86 quilos do entorpecente, 9.249 papelotes de cocaína e 27 quilos da droga e quase R$ 160.000,00 em dinheiro. Os militares também detiveram 1.574 pessoas durante as operações.



Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard