11/11/2010 18h40 - Atualizado em 18/01/2019 15h21

Novas próteses entregues pela Sesa beneficiam 78 pacientes capixabas

O comerciante Wilson de Oliveira Filho é um dos 78 capixabas contemplados com novas próteses entregues pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (11). Ao todo, foram disponibilizadas 134 próteses, sendo 110 auditivas (bilaterais) e 24 de membros inferiores (23 unilaterais e uma bilateral).

A solenidade de entrega aconteceu no Centro de Reabilitação Física da Sesa e teve a participação de funcionários, usuários, além de autoridades, como o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, e a ouvidora do Conselho Regional de Medicina, Suely Rabelo.

O secretário Anselmo Tozi destacou a importância da cerimônia e agradeceu às equipes do Centro. “Esse momento parece simples, mas representa o compromisso da Secretaria com a população. Até pouco tempo a própria entrega de próteses estava comprometida, com fila de espera. Em 2008, a Secretaria reabriu a oficina de próteses, que produz uma média 260 por ano”, disse.

A Oficina de Próteses da Unidade passou os últimos dois anos investindo na capacitação e treinamento de seus profissionais e atualmente todas as próteses de membros inferiores disponibilizadas aos pacientes amputados são confeccionadas no local.

A autonomia na produção garante uma redução significativa no tempo de espera de pacientes como Wilson de Oliveira Filho, de 43 anos. Morador de Muqui, no Sul do Estado, ele conta que teve a perna amputada aos 09 anos de idade, quando tentava pegar carona num trem de ferro.

De lá para cá, Wilson já usou outras quatro próteses, todas compradas com a ajuda de amigos. “Com essa autonomia de fabricar as próteses o Crefes toma um rumo diferente e facilita o acesso para a gente do interior”, disse. Em 2010, já foram entregues pela Sesa um total de 160 próteses de membros inferiores.

Polo de Audiologia

O Polo de Audiologia do Crefes é referência nesta área no Estado. Ele disponibiliza dois tipos de próteses, escolhidas de acordo com a perda auditiva. Mas a adaptação dos pacientes à peça também é levada em consideração. Um aparelho fica dentro do ouvido e o outro também fica por fora.

Os aparelhos são importados e adquiridos pela Sesa. Esta é a segunda concessão de próteses auditivas feita pela Secretaria. A primeira aconteceu em outubro deste ano. No total, já foram entregues, neste ano, 170 próteses auditivas.

Confira um balanço das concessões realizadas pelo Crefes em 2010:

Concessões realizadas pela Sesa até 11/11/2010
Concessões Quantidade
Próteses auditivas 170
Próteses de membros inferiores 160
Próteses mamárias 73
Cadeiras de rodas adulto  379
Cadeiras de rodas infantil 280
Cadeiras de banho 248
Meios auxiliares de locomoção 150
Órteses  336
Próteses, acessórios e troca de encaixe 14

Serviço:
O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) está localizado na Praia da Costa, próximo ao Clube Libanês, em Vila Velha. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira. Mais informações: (27) 3380-9516, 3380-9513, 3149-9617 ou 3149-9619

Como se inscrever

Oficina de Próteses do Crefes

Os pacientes amputados devem apresentar:
- Encaminhamento médico com indicação da prótese
- Cópia do Documento de identidade
- Cópia do CPF
- Cópia do cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS)
- Comprovante de residência
- Pacientes acima de 60 anos devem apresentar laudo cardiológico para participarem das sessões de Fisioterapia. O agendamento pode ser feito por telefone ou na sede do Crefes

Polo de Audiologia do Crefes

O paciente deve apresentar:
- Encaminhamento médico de um Otorrinolaringologista
- Cópia do Documento de identidade
- Cópia do CPF
- Cópia do cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS)
- Comprovante de residência
O agendamento pode ser feito por telefone ou na sede do Crefes.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776