Novas regras de conversão de gastos em moeda estrangeira para Cartões Banestes Visa
Quem usa o cartão de crédito no exterior vai poder calcular com mais precisão o custo das compras internacionais. A partir de agora, os clientes Banestes que fizerem compras e saques internacionais terão os valores convertidos para reais com base na cotação do dólar do dia em que foi feita a transação - e não mais a do dia do vencimento da fatura.
A nova regra foi fixada por meio da Circular 3918 do Banco Central, que entrou em vigor em 1º de março deste ano. As faturas dos cartões Banestes Visa que fecharem a partir dessa data se enquadram na nova regra de conversão.
O valor gasto em qualquer moeda estrangeira será convertido para reais com base na cotação do dólar do dia em que foi realizada a compra e/ou o saque. As informações relativas à moeda de origem (Dólar, Euro, Libra, Peso, etc) e a cotação do dólar do dia também serão exibidas no detalhamento da transação.
A mudança pretende dar mais previsibilidade aos consumidores que usam o cartão no exterior ou que fazem compras em sites estrangeiros. Antes, a cotação da moeda americana usada era aquela do dia do fechamento da fatura.
A fatura vai discriminar cada gasto e a data, identificar a moeda estrangeira e o valor na referida moeda, o valor equivalente em dólar na data do gasto, a taxa de conversão do dólar para reais na data da compra e o valor em reais a ser pago pelo cliente.
Em caso de dúvidas, o cliente pode contatar a Central Banestes Visa pelo número 0800-701-9333. Atendimento 24 horas todos os dias, inclusive, sábados, domingos e feriados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Rafaella Rodrigues
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
Texto: Jardel Torezani