01/11/2017 10h31

Novembro Azul chama atenção para a saúde do homem

Depois de um mês repleto de campanhas de mobilização para a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, agora chegou a vez da atenção aos cuidados com a saúde do homem, no chamado Novembro Azul.

Os indicadores para a saúde demonstram coeficientes de mortalidade masculina consideravelmente maior em relação aos coeficientes de mortalidade feminina ao longo das idades do ciclo de vida.

Segundo a referência técnica em Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Lucimar Ventorin Hamsi, as principais causas de mortalidade masculina são causas externas; doenças do aparelho circulatório e Neoplasias.

“Assim sendo, promoveremos um mês de atenção voltada a esta população com eventos que servirão de alerta para que procurem posteriormente as Unidades de Saúde para atendimentos”, disse Lucimar.

Para iniciar a campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza, na próxima quarta-feira (08), diversas ações na sede da Enseada do Suá, em Vitória. Haverá palestras, aferição da pressão arterial, aferição da glicemia, entre outras atividades, todas gratuitas, voltadas para a saúde do homem.

Nos hospitais da rede estadual também haverá uma programação para pacientes, acompanhantes e colaboradores, com palestras voltadas para a prevenção de doenças. As unidades também irão distribuir fitinhas azuis para os colaboradores.

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Novembro Azul” é celebrado em todo o mundo. Trata-se de uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades durante o mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas.

 

Programação

 

Local: Sede da Sesa

 

Quarta-feira (08)

- 8h30: Palestra “Mortalidade por causas externas”, com Edileusa Cupertino

- 9h30: Palestra “Mortalidade por doenças cardíacas”, com o dr. Werter Clay

- 10h15: Palestra “Neoplasias que acometem os homens”, com dr. Luiz Fagundes/GROSS

- A partir das 12 horas serão realizadas aferições de pressão arterial, glicemia, peso, altura para cálculo de IMC.

28/11

- 14h30: A equipe de Projetos Sociais da Guarda Civil Municipal de Vitória, apresentará o teatro de Bonecos “Dona Morte II”, que fala sobre álcool e direção. Será no hall da Sesa.

Local: Hospital Estadual Central (HEC)

- De 01 a 06 de novembro, palestras sobre saúde do homem para os colaboradores homens.

- O hospital terá a iluminação externa na cor azul.

 

Local: Hospital Estadual São Lucas (HESL)

- No dia 13 de novembro, dentro do Programa Qualidade de Vida do Colaborador, acontecerá uma palestra com o tema “Saúde do Homem”. A palestra será para os colaboradores do hospital, a partir das 16 horas, no auditório.

- Também serão distribuídas fitinhas azuis para os colaboradores e acompanhantes de pacientes, e o refeitório do hospital e portas dos setores administrativos serão decorados com o tema.

 

Local: Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN)

- No dia 22/11 haverá uma palestra sobre saúde do homem para os colaboradores.

- Durante todo o mês de novembro o hospital fará ações de sensibilização em todos os setores.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard