27/10/2010 19h14 - Atualizado em 21/01/2019 11h35

Novo contrato da Sesa garante mais exames oftalmológicos para usuários do SUS

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ganharam na manhã desta quarta-feira (27) mais uma opção de clínica para realizarem exames especializados. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) assinou contrato no valor de R$ 950,4 mil com o Centro Capixaba de Olhos, em Vitória, para oferecimento de 7.700 exames oftalmológicos. Para ter acesso aos exames, o usuário deve antes ser consultado por especialista em unidade básica de saúde de seu município.´

O contrato terá a duração de 12 meses e abrange sete diferentes exames de diagnóstico e acompanhamento de problemas oculares. O secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tozi, visitou a clínica, localizada na Reta da Penha, em Vitória, e conheceu suas dependências e os modernos equipamentos utilizados na realização dos exames.

Ele aproveitou para apresentar as melhorias que vem sendo feitas pelo Governo na saúde capixaba, passando pela reforma e construção de hospitais, investimento em novas unidades de saúde municípios e na reestruturação dos hospitais filantrópicos, dentre outras.

Na área de oftalmologia, Tozi lembrou que a Sesa inaugurou esse ano o Banco de Olhos do Hospital Evangélico de Vila Velha, resultado da Política Estadual de Estímulo à Doação e Transplante de órgãos. “Nosso objetivo é zerar a fila de transplante de córnea no Espírito Santo”, destacou. O secretário ressaltou ainda a importância da parceria com o setor privado na compra de serviços, como os exames especializados.

O diretor clínico do Centro Capixaba de Olhos, Antônio Carlos Guerra Queiroz, também afirmou que a parceria com o setor privado é mais um caminho para agilizar o atendimento dos pacientes do SUS.

Exames oferecidos

- Campimetria computadorizada monocular (1.500 unidades):
exame do campo visual para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma

 - Capsolotomia à YAG laser monocular (1.500): procedimento realizado após cirurgia de catarata para limpeza de lente intra-ocular

- Fotocoagulação a laser monocular (500): procedimento utilizado para tratamento das doenças vasculares da retina, especialmente para a retinopatia diabética

- Retinografia monocular (angiografia) (3.500): exame no qual se documenta o fundo de olho através de um registro fotográfico. Tem por objetivo documentar eventuais alterações para estudo e acompanhamento como por exemplo na retinopatia diabética.

- Sondagem de vias lacrimais monocular (200): usado no diagnóstico de obstrução das vias lacrimais

- Topografia corneana monocular (200): exame realizado no diagnóstico de alterações de córnea

- Ultrassonografia ecografia monocular (300): realizado para avaliação do vítreo (material gelatinoso que preenche quase todo o espaço intra-ocular) e retina ocular

Acesso ao serviço

Para ter acesso aos exames, o usuário deve antes ser consultado por especialista em unidade básica de saúde de seu município.

O profissional avalia a necessidade ou não do procedimento e entrega o encaminhamento/ solicitação ao usuário, que realiza o agendamento na própria unidade, por meio da Agência Municipal de Agendamento (Amas).

A Agência, por sua vez, faz o encaminhamento à Central de Regulação de Exames Especializados da Sesa, localizada no Centro Regional de Especialidades (CRE Metropolitano), em Cariacica, onde será feita avaliação por médicos. Aprovada, a solicitação é enviada para o prestador, que realiza a marcação e convocação dos pacientes para a realização do exame.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard