21/09/2010 12h37 - Atualizado em 21/01/2019 16h23

Novo site da Sefaz vai facilitar o trabalho dos contribuintes

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) tem uma novidade para os mais de 500 mil visitantes mensais de sua página na internet (www.sefaz.es.gov.br). O site foi reformulado e seu novo layout poderá ser conhecido a partir da próxima segunda-feira (27).

As mudanças, realizadas pela equipe da Gerência Tecnologia da Informação da Sefaz, têm por objetivo tornar mais fácil a navegação no site, que terá novas cores e conteúdos agrupados por temas e assuntos – os serviços mais procurados, por exemplo, serão colocados em destaque.

Outra novidade do site será a Agenda Financeira, que traz datas importantes no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O gerente de Tecnologia da Informação da Sefaz, Edésio Medeiros Assad, lembra que, para facilitar a adaptação do público ao novo site, as alterações estão sendo feitas de maneira gradual. “Teremos em breve novas modificações”, disse.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Negris, a reformulação do site faz parte da política da Sefaz de facilitar o atendimento ao contribuinte. Tanto é que até o final do ano, dois novos serviços serão oferecidos pelo site: o parcelamento de débito e a impugnação de autuações. Hoje o contribuinte deve se dirigir a uma das agências da Receita Estadual para requerer essas medidas, mas, com o início do serviço on-line, os pedidos e a apresentação de documentos serão feitos pela internet.

Serviços

O serviço mais procurado na página da Sefaz é a emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) - cerca de 100 mil ao mês -, seguido da Certidão Negativa de Débito (CND), que tem 30 mil emissões mensais.

Com a disponibilidade de serviços pela Agência Virtual - como Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF), Autenticação de Livros Fiscais e entrega da Declaração de Operações Tributárias (DOT) -, a Sefaz reduz a procura por atendimento nas agências.

Já foram emitidas pela internet, por exemplo, 145 mil AIDFs, o que significa menos 290 mil visitas de contribuintes às agências em todo o Estado. A média de emissão on-line desses documentos é de 3,5 mil por mês, totalizando menos 7 mil atendimentos presenciais nas agências.

“O contribuinte precisava ir até a agência para entregar a solicitação e retornar para pegar a autorização para confecção. Com a Agência Virtual pode-se obter a AIDF pela internet”, lembrou Edésio Assad.

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sefaz
Maíra Piccin - 9746-9479 - 3636-3877 / 3636-3874
Daniel Hirschmann - 9866-7494 - 3636-3877 / 3636-3874
Vera Caser - 9973-2179
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard