15/10/2010 14h22 - Atualizado em 21/01/2019 12h16

Novos agentes do Nossocrédito recebem capacitação

Dezoito novos agentes de crédito que vão atuar nas unidades do Nossocrédito estão sendo treinados até a próxima quinta-feira (21). Eles participam do Programa de Formação de Agentes de Crédito (Profac), que acontece no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida. O objetivo da capacitação é mostrar os instrumentos e as técnicas de análise econômico-financeira necessários no desenvolvimento das atividades que podem ser financiadas pelo Programa de microcrédito do Governo do Estado.

Durante dez dias, a turma mergulha no universo do microcrédito, para aprender, entre outras funções, como atender bem ao cliente, como fazer planejamento e controle de inadimplência. Além de técnico, a capacitação, realizada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), também tem cunho comportamental.

Os novos agentes de crédito vão atuar nas unidades do Nossocrédito nos municípios de Alegre, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, São José do Calçado, Cariacica, Castelo, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Linhares, Presidente Kennedy, Serra, Venda Nova do Imigrante e Viana. Eles são moradores do município onde vão atuar, por isso conhecem as potencialidades e a realidade do local, assim como suas carências e oportunidades de atuação.

O agente de crédito possui papel importante para o sucesso do Nossocrédito, já que é ele quem faz o atendimento inicial ao cliente e levanta todos os dados necessários para uma análise detalhada da viabilidade de concessão do financiamento. Com tudo aprovado, o agente colabora, diretamente, com a geração de renda e trabalho e, consequentemente, com o desenvolvimento da economia de seu município. Os agentes passam por um programa de formação continuada, que inclui, além do Profac, outras capacitações ao longo do ano. Esse Profac é a vigésima edição realizada pelo Bandes, que já promoveu a capacitação de mais de 350 agentes de crédito.

Sobre o programa

O Programa Nossocrédito apoia o investimento para os empreendedores de micro e pequeno porte, formais e informais, com financiamentos que variam de R$ 200,00 a R$ 7,5 mil. O programa é operacionalizado numa parceria entre o Bandes, o Banestes, a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), as prefeituras municipais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/ES (Sebrae-ES).

Assessoria de Comunicação do Bandes
Bárbara Deps Bonato