04/10/2010 18h40 - Atualizado em 21/01/2019 15h50

Novos agentes socioeducativos do Iases entram em exercício

Uma nova turma de agentes socioeducativos do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) entrou em exercício nesta segunda-feira (04), nas Unidades e espaços localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória. Outra turma, com escala em dias ímpares, inicia as atividades nesta terça-feira (05).

Aproximadamente 150 agentes socioeducativos encerraram a capacitação na última sexta-feira (01). Foram 64 horas/aula de treinamento, que incluiu palestras temáticas sobre ‘Ética e Cidadania’, ‘Direitos Humanos’, ‘A Ação Socioeducativa e O Papel do Educador’, dentre outras discussões ministradas por socioeducadores e técnicos da área; aulas práticas de técnicas de contenção e segurança ministradas por profissionais do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati/Swat); e atividades de vivência nas Unidades de atendimento, com o objetivo de conhecer a dinâmica funcional dos espaços e a organização dos processos de trabalho.

O encerramento contou com a participação da diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina, e do diretor técnico Antônio Haddad Tápias. Eles destacaram a importância do trabalho em equipe para a atuação na área da socioeducação.

“O Iases vem crescendo muito com novas unidades e aumento do número de funcionários. O objetivo deste curso foi trabalhar a união e despertar os vários talentos que vocês têm para a socioeducação. Cada grupo novo tem que trabalhar integrado com a equipe já existente, com o objetivo de trabalhar a educação para a responsabilidade, a educação com segurança. O trabalho de todos nós é ser agente de transformação para estes adolescentes e jovens”, disse o diretor.

“Vocês assumiram um compromisso com a causa, um compromisso com o adolescente, um compromisso com o trabalho. É muito importante nos capacitarmos cada vez mais para formarmos socioeducadores, pois só se transforma vida se relacionando com os outros e investindo do conhecimento. Neste trabalho temos que ter orgulho de fazer a diferença em um lugar de limite, de disciplina, mas um lugar de afeto e de socioeducação”, disse Silvana Gallina.

A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Formação do Iases, coordenado pela psicóloga Aline Bernardes, responsável também pela Escola de Formação do Instituto.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard