Novos policiais civis participam de aula inaugural nesta segunda-feira (18)
Cinquenta novos policiais civis participaram, na manhã desta segunda-feira (18), da aula inaugural do curso de formação. Ao todo, são 15 delegados de polícia, 29 escrivães, três assistentes sociais, dois médicos legistas e um perito criminal especial que passarão a compor o efetivo da Polícia Civil. A aula foi realizada no auditório da Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
Entre os presentes estavam o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, o chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré, o diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Joel Lyrio, além de outros superintendentes de Polícia.
Durante seu discurso, o secretário deu boas vindas aos novos profissionais e falou sobre o momento enfrentado pelas polícias em todo o país. Além disso, pontuou alguns dos principais investimentos que estão sendo realizados e entregues à Polícia Civil e pediu dedicação no atendimento aos capixabas. "Vemos os problemas enfrentados por nossos vizinhos. Não é uma tarefa fácil realizar investimentos neste momento, mas o Espírito Santo vem mostrando capacidade para fazê-los. Estamos nomeando vocês, novos profissionais, anunciamos concurso para o ano que vem, compramos fuzis táticos e de ponta, viaturas e reformamos e entregamos delegacias. Mas é preciso zelar pela instituição, saber promover nossas ações, para que a sociedade reconheça o trabalho da polícia e apoie em todas elas", comentou.
Já o chefe de Polícia destacou a importância do curso de formação na nova carreira. “O estudo formal vai proporcionar a vocês o rito de passagem pelo qual a nova vida profissional será consolidada. Além disso, os atributos pessoais poderão ser associados a novas competências técnicas, permitindo que vocês contribuam com as atividades de inteligência, investigações e tarefas administrativas, oferecendo um serviço de qualidade para nosso cliente, a população capixaba”, enfatizou.
Daré também ressaltou a importância do estabelecimento de relações interpessoais de qualidade entre os colegas de instituição e também com a sociedade. “As ações de cada um de vocês deverão ser fundamentadas nos valores institucionais. Por isso, a observância à disciplina, a hierarquia, ao compromisso social, a qualidade no atendimento, a preservação da vida, ao respeito às garantias individuais e dos direitos dos cidadãos, ao desejo pela capacitação, além da atuação qualificada e integrada e o respeito aos colegas de profissão devem ser, permanentemente, preservados por vocês”, destacou.
O curso
As aulas do curso de formação dos novos delegados, escrivães, peritos, médicos legistas e assistentes sociais tem previsão de término no dia 27 de fevereiro.
Durante a aula inaugural, o diretor da Acadepol explicou que o curso será dividido em duas etapas. “A primeira será comum, pois são informações que todos os policiais civis precisam saber. Já a segunda terá matérias específicas para cada cargo”, informou.
Sendo assim, a carga horária para as disciplinas comuns é de 362 horas/aula. Já a para a específicas variam conforme cada cargo. Para o cargo de perito criminal especial, por exemplo, haverá 246 horas/aula a mais, totalizando 608 horas/aula. Já o de assistente social terá mais 210 horas/aula e para o cargo de escrivão, contempla mais 100 horas/aula.
Entre as disciplinas comuns estão: qualidade no atendimento ao cidadão; atuação policial na proteção dos Direitos Humanos em situação de vulnerabilidade; armamento e tiro; ética, cidadania e Direitos Humanos; gerenciamento de crises; investigação policial; medicina legal e Inteligência Policial.
Curso de atualização
Além dos novos policiais, 20 investigadores de polícia também vão participar do curso de atualização iniciado também nesta segunda-feira (18). Ao todo, serão 500 horas/aula, sendo 468 de aulas e as demais em palestras com temas pertinentes a atividade policial.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa
Paula Lima: (27) 3636-1536 / 99846-1111
Leidy Mendonça: (27) 3636-9928 / 99607-2978