Número de vagas na Marinha aumenta para 600
A Marinha Brasileira aumentou para 600 o número de vagas da seleção para o Corpo Auxiliar de Praças. Até então, eram oferecidas 584 vagas.
Para participar, o candidato deve ter entre 18 e 25 anos até 1º de janeiro de 2011 e nível técnico concluído na área escolhida até 05 de julho do mesmo ano.
Entre as oportunidades, há vagas para técnico em administração, contabilidade, desenho de arquitetura, eletrotécnica, enfermagem, estatística, estruturas navais, mecânica, química, secretariado e telecomunicações. A lista completa pode ser conferida no edital.
A seleção contará com as seguintes etapas:
- Prova escrita de conhecimentos profissionais;
- Redação;
- Verificação de dados biográficos;
- Seleção psicofísica;
- Teste de suficiência física;
- Exame psicológico;
- Curso de formação (duração quatro meses).
A primeira etapa será realizada nas cidades de Belém (PA), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Ladário (MS), Manaus (AM), Natal (RN), Olinda (PE), Porto Alegre (RS) Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Santos (SP).
No Espírito Santo, a aplicação dos exames acontece em Vila Velha.
Os aprovados passarão por curso de formação para exercer funções no Serviço Ativo da Marinha. Após a matrícula, o candidato inicia as aulas como praça especial, no grau hierárquico de grumete. Ao ser aprovado no curso, o mesmo será nomeado cabo do Corpo Auxiliar de Praças. O início do curso está previsto para 03 de agosto de 2011.
As inscrições devem ser feitas até 23 de setembro pelo site www.ensino.mar.mil.br ou nas organizações militares listadas no edital. A taxa é de R$ 20.