O Festival “O Congo de Casaca’’: concerto reúne música clássica e congo
Um concerto no Teatro Carlos Gomes onde o público vai poder ouvir músicas clássicas e congo, além de ver diversas homenagens. Trata-se do “Concerto em dois atos”, do Festival “O Congo de Casaca”, que acontece, nesta quarta (14) e quinta-feira (15), às 20 horas, e com entrada franca.
No local, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) sob a regência de seu maestro Helder Trefzger, se junta a quatro grupos tradicionais do congo capixaba, cada um representando municípios da Grande Vitória: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.
As apresentações vão contar com homenagens a dois personagens marcantes da cultura capixaba: o compositor, maestro e poeta Jaceguay Lins (1947- 2004) e o folclorista e jornalista capixaba Hermógenes Lima Fonseca (1916-1996).
A apresentação
A apresentação é divida em duas partes: no primeiro momento, a OSES presta uma homenagem ao compositor, maestro e poeta, Jaceguay Lins, executando dois temas do maestro e uma obra de Heitor Villa Lobos. Logo em seguida, será a homenagem a Hermógenes Lima Fonseca, com a entrega da placa do Festival a cada uma das bandas de congo participantes.
No segundo ato, haverá o concerto com participação das bandas de congo junto a Oses. No repertório canções tradicionais do congo capixaba.
O repertório
1º ATO:
Homenagem a Jaceguay Lins:
- J. Lins: Guananira
- J. Lins: Tekoa Porã
- Villa-Lobos: Choros 10
Homenagem a Hermógenes Lima Fonseca - Entrega de placa a cada uma das bandas de congo participantes.
2º ATO:
Homenagem a Hermógenes Lima Fonseca (Harmojo):
Congos do Espírito Santo: músicas do repertório de 4 bandas de congo da Grande Vitória:
- Iaiá, você vai à Penha? - Amores da Lua (Vitória);
- Boi Carreiro – Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha);
- Convento da Penha - Banda de Congo Mestre Tagibe (Cariacica). Composição: mestre Tagibe;
- Madalena - Bandas de Congo da Serra (Serra).
Regência e arranjos: maestro Helder Trefzger
Participação especial: Banda de Congo Amores da Lua (Vitória) – Mestre Ricardo Sales e Rainha Celeusa Maria Alves Sales; Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha – Mestre Daniel Vieira dos Santos e Porta Estandarte Jaciara dos Santos); Banda de Congo Mestre Tagibe (Cariacica) – Mestre Tagibe e Rainha Maria de Jesus Ferreira e Bandas de Congo da Serra (Serra) – Mestre Daniel Augusto e Rainha Maria Cristina.
- J. Lins: Congos de Beira Mar
Jaceguay Lins(1947-2004)
Compositor, maestro e poeta, Jaceguay Lins radicou-se no Espírito Santo no início dos anos de 1980. Aqui, contribuiu para a cultura local em diversas áreas, regeu a Orquestra Filarmônica do Estado, compôs trilhas sonoras de filmes nacionais e foi peça-chave para revitalização e divulgação do congo capixaba.
Hermógenes Lima Fonseca (1916-1996)
Nascido em Conceição da Barra, o folclorista foi um incansável pesquisador da cultura capixaba e brasileira. Como escritor, foi autor de vários livros, abordando, sobretudo, a cultura popular em forma de contos, crônicas, ensaios, poesia e cordel. Contribuiu ainda para o resgate e a valorização do folclore com inúmeros textos para jornais, revistas e peças institucionais.
Serviço
Festival ‘O Congo De Casaca’ |
Orquestra Sinfônica Do Estado Do Espírito Santo (Oses)
Concerto Em Dois Atos: Homenagem a Hermógenes Lima Fonseca e Jaceguay Lins
Dias: quarta (14) e quinta-feira (15)
Local: Teatro Carlos Gomes. Endereço: Praça Costa Pereira, s/nº, Centro, Vitória.
Horário: 20 horas
Ingresso: gratuito
Telefone: 3132-8399.
Texto: Danilo Ferraz
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES