O universo cheio de significados de ‘Bárbara’, primeiro livro de Brunella Brunello
“Bárbara”, primeiro livro da escritora Brunella Brunello, oferece ao leitor um conjunto de histórias breves, aparentemente simples, que tocam aspectos profundos da existência. Ambientados em um condomínio de 10 andares, cujo nome jamais é revelado, os contos de “Bárbara” estão ligados por uma mesma unidade narrativa, entretanto, repleto de significados. A publicação será lançada na terça-feira (11), na sede da Editora Cousa, no Centro de Vitória, às 19 horas. Entrada franca. O livro será vendido pelo preço de R$ 20.
“O livro nasceu de uma caminhada pelo Centro de Vitória. Eu e meu marido passávamos por um edifício antigo do Parque Moscoso, e ele disse que, de longe, o nome daquele prédio lembrava Sherazade. Na hora, tive a ideia de um livro como ‘As Mil e Uma Noites’, em que uma mesma narradora contaria a história de mil e um apartamentos”, afirma Brunella.
Desencanto existencial, solidão, rupturas e reconciliações, maternidade, sexualidade, o peso da velhice e a morte (física e metafórica) estão entre os temas marcantes do livro. Em meio à galeria de personagens ricos e complexos, o próprio prédio, mais do que servir de ambientação, é também protagonista. A cada conto, o leitor vai descobrindo a história desse edifício. “É uma construção que resiste ao tempo e está impregnada pelo tempo, por meio das pessoas que passaram ali, suas memórias, seus afetos. Não por acaso, a história desse prédio se confunde com a história de uma família que viveu ali”, ressalta a autora.
A escritora
Brunella Brunello nasceu em Vitória, em 1990. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e trabalha como redatora publicitária. Publicou contos e crônicas em periódicos e participou da antologia “Sem a Loucura Não Dá” (Ed. Cousa, 2017), que reúne contos inspirados em canções de Sérgio Sampaio.
Serviço:
Lançamento do livro Bárbara, de Brunella Brunello
Editora Cousa, 98 páginas, R$ 20
Lançamento: terça-feira (11), às 19 horas, na Editora Cousa (Rua Sete de Setembro, 415, Centro de Vitória).
Texto: Danilo Ferraz
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES
Texto: Danilo Ferraz