06/06/2018 15h03

OBMEP 2018: estudantes capixabas realizam prova da primeira fase

A primeira fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2018 contou com a participação de 314.662 estudantes capixabas. As provas foram realizadas nessa terça-feira (05), nas escolas estaduais, municipais, federais e particulares.

O desafio foi resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a Olimpíada seleciona aproximadamente 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação, que vão para a segunda etapa, que será realizada no dia 15 de setembro. A relação de vencedores será divulgada em 21 de novembro.

Na Escola Estadual Jacaraípe, na Serra, os estudantes estão animados com o resultado e estudando bastante para segunda fase. “Os professores e os alunos estão se dedicando muito, fazendo um trabalho impecável. Estou orgulhosa demais e acredito que teremos bons resultados na nossa escola”, contou a diretora da escola, Margareth Broedel.

Um total de 314.662 estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de 971 escolas (estaduais, municipais, federais e privadas) do Espírito Santo estão participando desta edição. Desse total, 176.468 mil estudantes são da rede estadual e representando 341 escolas.

Em 2017, na 13ª OBMEP, 318.437 estudantes do Espírito Santo participaram e, entre o total, de 236 medalhistas, 214 foram de escolas públicas, sendo 17 que conquistaram a medalha de ouro; 56 de prata e 141 de bronze.

Preparação para segunda fase

Os estudantes da rede pública estão tendo a oportunidade de aprimorar os conhecimentos em Matemática e se preparar para segunda fase da OBMEP 2018, por meio do programa “Matemática na Rede: preparando campeões”. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) abriu 2.525 vagas para estudantes das redes estadual e municipais, de 44 municípios, participarem do programa.

As aulas do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) começam neste mês, aos sábados, e terão duração de quatro meses, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora on-line, para além da sua carga horária escolar.

“Os estudantes também podem exercitar as questões em algumas plataformas digitais que oferecem todo o suporte para o estudo”, ressalta o coordenador do programa “Matemática na Rede: preparando campeões”, Wellington Rosa de Azevedo. No Portal da Matemática - http://matematica.obmep.org.br, por exemplo, é possível assistir videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico, entre outros.

O programa Matemática na Rede: preparando campeões é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/UFES e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O objetivo do programa é identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em olimpíadas científicas e tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de aulas de aprofundamento de estudos e de atividades científicas.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O objetivo é estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Para incentivar a participação dos alunos são distribuídos materiais didáticos, oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e é feito o reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias.

A 14ª edição da OBMEP atingiu um recorde histórico. Recém-encerradas, as inscrições na mais importante competição científica brasileira contabilizaram estudantes matriculados em 54.496 escolas. A quantidade supera as 53.231 instituições de ensino que inscreveram seus alunos em 2017.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.obmep.org.br

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU