13/09/2010 21h58 - Atualizado em 21/01/2019 16h51

Obra da Central Faça Fácil entra na reta final e recebe a visita do governador nesta segunda (13)

O governador do Estado em exercício, desembargador Manoel Alves Rabelo, visitou, na tarde desta segunda-feira (13), as obras da primeira Central de Atendimento ao Cidadão do Estado, Faça Fácil Cariacica. Em fase final de conclusão, a previsão é de que o novo equipamento seja entregue aos capixabas ainda em setembro. A Central Faça Fácil está localizada em Campo Grande, em frente ao Terminal do município.

A central irá reunir 16 órgãos prestadores de serviços públicos num único espaço. Serão oferecidos mais de 400 serviços ao cidadão, de segunda a sábado, e a previsão é de seis mil atendimentos por dia.

Na visita desta segunda (13), também estiveram presentes os secretários de Estado de Governo, José Eduardo de Azevedo; de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior; de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; de Gerenciamento de Projetos, Regis Mattos Teixeira, o procurador Geral do Estado, Rodrigo Rabelo; e o prefeito de Cariacica, Helder Salomão.

O secretário Heraclito Amancio Pereira Junior apresentou o projeto ao governador e falou do investimento para o Espírito Santo. “O objetivo dessa central é facilitar a vida da população capixaba. Com vários serviços num só lugar, o cidadão vai economizar tempo e resolver seus problemas com mais agilidade e, principalmente, conforto”, colocou.

O tempo de conclusão e entrega dos serviços será agilizado com o Faça Fácil. Um exemplo é a emissão do documento de identidade, que atualmente leva 20 dias, e será reduzida para até cinco dias úteis. Já no caso da carteira de trabalho, a emissão será no mesmo dia. Além disso, eleitores de todo o Estado serão atendidos, sendo que, hoje, cada cartório eleitoral só realiza serviços para cidadãos de sua zona eleitoral.

O objetivo da Central é estabelecer um novo paradigma no serviço público no que diz respeito ao padrão de atendimento ao cidadão, oferecendo serviços públicos com eficiência, qualidade e rapidez.

Órgãos participantes:

1- Da Administração Estadual:
 Seger, Polícia Civil, Detran, Sefaz, Cesan, Ceturb; Junta Comercial; Procon

2- Da Administração Federal:
 Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT), Correios;

3- Da Administração Municipal:
 Secretarias da Prefeitura da Municipal de Cariacica;

4- Do Poder Judiciário: Tribunal Regional Eleitoral- ES;

5- Outros: Banestes, Escelsa e Sinoreg-ES (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo)

Os principais serviços e metas:

- emissão de carteira de identidade em no máximo 05 dias úteis;
- carteira de trabalho entregue no mesmo dia de solicitação;
- 2ª via e renovação de Habilitação (CNH) entregue no mesmo dia de solicitação;
- licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;
- emissão de título de eleitor para qualquer eleitor do Estado, independente de sua zona eleitoral;
- 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado;
- pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor;
- serviços de postagens;
- solicitação de CPF;
- solicitação de passe livre;
- serviços de religação de água e de energia elétrica.

Assessoria de Comunicação/Seger
Clarissa Scárdua