Obra de Nuno Ramos é tema de atividades culturais no Maes
O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) será palco de manifestações artísticas e discussões neste final de semana. O espaço, administrado pela Secretaria do Estado de Cultura (Secult), promoverá atividades dedicadas às obras de Nuno Ramos, artista paulista, que está em cartaz no espaço com a exposição “Só Lâmina” até 14 de novembro.
Uma oficina de animação Stop-Motion (que significa movimento parado), será oferecida gratuitamente na sexta-feira (08) e sábado (09), sempre a partir das 14 horas. A atividade será ministrada pelo publicitário Hid Saib Neto e coordenada pela professora Aparecida Torrecillas. O número de vagas por oficina é de 20 lugares.
No primeiro momento da oficina, todos participam de uma visita mediada. Em seguida os participantes transformam teoria em prática, montando animações com materiais diversos como papel, metal, vidro, plástico, papelão, tecido, cortiça, juta, estopa, tinta, sucatas diversas, e outros materiais, que deverão ser levados pelo participante.
A intenção é criar pequenas peças de animação que, em conjunto, irão se transformar num produto único, cujo processo de elaboração será registrado e intercalado por depoimentos dos próprios participantes e suas visões sobre os conceitos de arte.
No sábado (09), será realizado um encontro destinado a professores e profissionais da educação. A mediadora Priscila Chisté apresentará o material educativo elaborado para a exposição. A palestra começará às 9 horas no auditório do Museu.
As inscrições para as atividades são gratuitas e já podem ser feitas pelo email maes.comunicacao@secult.es.gov.br.
Só Lâmina
O Maes está abrigando a mostra “Só Lâmina”, do artista Nuno Ramos, escultor, pintor, desenhista, cenógrafo e ensaísta. A exposição é dividida em três partes: “Só Lâmina”, “Luz Negra” e “Carolina”. Cada uma delas representa e exemplifica uma dimensão importante e significativa da extensa obra de Nuno Ramos.
“Só Lâmina” faz parte da intensa pesquisa que Nuno, desde os anos 80, vem desenvolvendo a respeito das possibilidades que existem para a superfície bidimensional da tela. São onze desenhos, que mostram forte atração que o artista sente pelo literário e o modo como este empolga sua imaginação plástica. Nos trabalhos ele utiliza a poesia “Uma Faca Só Lâmina” de João Cabral de Melo Neto.
Mais recentemente, Nuno Ramos se apropria de outro material, já não pertencente à esfera visual, mas auditiva: o som; que pode ser música como no caso de “Luz Negra”, com caixas acústicas enterradas no chão de onde sai a voz de Nelson Cavaquinho, cantando Juízo Final. Ou simplesmente uma sequência de frases gravadas que sugerem um pouco do repertório de tudo que se fala diariamente numa grande cidade; e a interminável e bela cacofonia íntima da metrópole, que uma ausente ouvinte, “Carolina”, escuta.
Programação
Oficina Stop-Motion
Dias: Sexta (08), às 14 horas
Sábado (09), às 14 horas
Local: Auditório do Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo, Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória, ES
Vagas: 20 lugares
Inscrições: maes.comunicacao@secult.es.gov.br ou com meia hora de antecedência
Entrada franca
Telefone: 3132 8390
Encontro de Arte e Educação
Dia: sábado (09)
Horário: 9 horas
Local: Auditório do Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo, Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória, ES
Inscrições: maes.comunicacao@secult.es.gov.br ou com meia hora de antecedência.
Entrada franca
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br