19/07/2010 19h34 - Atualizado em 24/01/2019 12h51

Obras do primeiro Data Center do Estado devem terminar em agosto

As obras do primeiro Data Center do Estado, que será operado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), estão previstas para terminar em agosto. O investimento é de, aproximadamente, R$ 22 milhões. Num único ambiente, serão reunidos dados das secretarias estaduais, o que aumentará o nível de segurança da informação.

Para o assessor técnico do Prodest e responsável pelo projeto da obra, Renato Ferraz, o Data Center fará com que os dados relacionados às atividades do Governo estejam mais seguros e com maior integridade. Ele, ainda, destaca que a parte elétrica será composta por geradores, transformadores, nobreaks, entre outros equipamentos.

“Quando um dos componentes do sistema elétrico não funcionar de forma adequada, poderá ser substituído sem interrupções no fornecimento de energia devido à duplicidade dos aparelhos. Dessa forma, estaremos mais bem protegidos contra eventuais problemas”, explica Ferraz.

O Data Center terá refrigeradores para controle de temperatura e umidade, além de sistemas de detecção e combate a incêndio. Haverá uma sala cofre com 159 m², que protegerá os equipamentos eletrônicos de fumaça, água, fogo, vandalismo, pequenos desmoronamentos e roubos.

Na sala de controle, já está instalado o vídeo wall, composto por três monitores de LCD com 87 polegadas. O dispositivo permitirá acompanhar o funcionamento dos computadores, servidores e instrumentos de combate a incêndio, que integrarão o Data Center.



Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini
eric.menequini@prodest.es.gov.br
Tel.: (27) 3225-7975
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard