29/09/2023 12h02

Observatório da Segurança Cidadã ultrapassa marca de 89 mil acessos

O Observatório da Segurança Cidadã,  ferramenta com dados sobre segurança pública no Estado, atingiu a marca de 89.711 acessos, desde que foi lançado em setembro de 2019. Idealizado e gerenciado por meio de parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), esse sistema foi desenvolvido com a participação do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

Denominada de BI da Segurança Cidadã, a ferramenta tem dados sobre homicídios dolosos, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte, mortes em confronto com a polícia e mortes no trânsito.

A solução conta com um formato dinâmico e interativo e filtra as ocorrências por ano, o tipo de incidente, o município e a quantidade de vítimas. Os dados são disponibilizados em formatos diferentes, como ranking, mapa, entre outros itens.

Para a ferramenta ser implantada e atualizada, o Prodest executa a extração e a transformação dos dados, aplicando as técnicas de BI - Business Intelligence. A autarquia também é responsável por hospedar as informações do painel, que ficam no Data Center do Estado.

“O Observatório da Segurança Cidadã é um bom exemplo de como o Prodest atua para a Administração Pública Estadual usar a tecnologia para aperfeiçoar o atendimento à população”, pontuou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.

O gerente do Observatório Estadual da Segurança Pública, Carlos Augusto Gabriel de Souza, destacou que a parceria entre o Observatório Estadual da Segurança Pública, da Sesp, o Observatório da Segurança Cidadã, do IJSN, e o Prodest desempenha um papel fundamental na organização e divulgação dos dados de segurança pública, contribuindo significativamente para a análise criminal, transparência e formulação de políticas públicas eficazes no combate à violência.

“Essa transparência não apenas promove a responsabilização das instituições públicas perante a população, mas também permite que a sociedade participe ativamente do debate sobre segurança pública em nosso Estado”, enfatizou Souza.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

     

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard