05/10/2010 14h50 - Atualizado em 21/01/2019 15h50

Ofes apresenta pela primeira vez em Vitória ‘Variações sobre um Tema de Paganini’

Nesta quarta-feira (06), a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), sob a regência do maestro convidado Modesto Flávio, realizará nova apresentação da série “Quarta Clássica”. O concerto gratuito, no Theatro Carlos Gomes, Centro de Vitória, às 20 horas, contará com a participação da pianista russa Ekaterina Predvechnova, premiada em diversos concursos internacionais, e que será solista na apresentação integral das “Variações sobre um Tema de Paganini”, obra do compositor russo Sergei Rachmaninov, apresentada pela primeira vez em Vitória.

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 19 horas, no dia da apresentação. “Variações sobre um Tema de Paganini”, escrita em 1934, é uma peça de grande popularidade, densidade e força dramática. Trata-se de um ciclo de 24 variações sobre o tema do Capricho nº 24 para violino solo, escrito por Paganini. A obra encerrará o programa da noite, que contará com outros destaques.

Na abertura do programa, será apresentada a pequena suíte, “La Vie en Bleu”, do compositor belga, naturalizado brasileiro, Arthur Bosmans. Dividida em quatro partes, “Fábula”, “Valsa”, “Jogo” e “Marcha”, a obra possui orquestração refinada.

Influência

Bosmans nasceu na Antuérpia em 1908, foi marinheiro, conheceu o também compositor Ravel, veio para o Brasil em 1940, estabelecendo-se em Belo Horizonte (MG), a partir de 1944, onde permaneceu até a sua morte, ocorrida em 1991, tendo formado toda uma geração de compositores brasileiros.

Outra obra do programa será “Vltava” (O Moldávia). Composta em 1874, descreve inicialmente o murmúrio de dois riachos que se unem para formar o Rio Moldávia, culminando em uma melodia, que se tornou célebre, tema predominante da obra.

Essa obra faz parte do ciclo de seis poemas sinfônicos denominado “Ma Vlást” (Minha Pátria), escrito pelo fundador do sinfonismo tcheco, o compositor Biedrich Smetana, entre 1874 e 1879. As seis obras que o compõem se dividem entre evocações da natureza tcheca, de acontecimentos, de personagens e de lugares históricos.

A pianista

Além de Ekaterina Predvechnova, pianista que já se apresentou em países como Estados Unidos e Coréia do Sul, o concerto também terá como destaque o maestro convidado, Modesto Flávio, ex-regente adjunto da Ofes, que atualmente é professor de regência na Universidade Federal de São João Del Rei (MG).

Ekaterina Predvechnova

Mestre em Música pela Uni-Rio, Graduado em regência pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele teve sua formação orientada pelos professores e maestros Carlos Alberto Pinto Fonseca, David Machado e Roberto Duarte. Aperfeiçoou-se também com Sérgio Magnani, Eleazar de Carvalho e Dante Anzoline. Foi regente adjunto da Ofes entre 1993 e 2010. Atualmente é doutorando em Música pela Uni-Rio.

Modesto Flávio

Como já é tradição da série Quarta Clássica, os ingressos para a apresentação devem ser retirados na bilheteria do Teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

Serviço:

Série Quarta Clássica – Orquestra Filarmônica do Espírito Santo

- Obras de: Bosmans, Smetana e Rachmaninov
- Regência: Modesto Flávio (maestro convidado)
- Solista: Ekaterina Predvechnova, piano
- Local: Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória
- Data: quarta-feira (06)
- Horário: 20 horas
- Entrada franca: Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro, a partir das 19 horas, no dia da apresentação
- Informações: 3132-8396

Assessoria de Comunicação/Secult